preocupação

Genival Lacerda está entubado e situação é preocupante, revela filho do cantor

Cantor e compositor Genival Lacerda, de 89 anos, está internado em um hospital particular do Recife

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/12/2020 às 17:41
Divulgação
FOTO: Divulgação

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, continua internado em um hospital particular no bairro da Boa Vista, na Área Central do Recife, após testar positivo para a covid-19. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde. De acordo com familiares, o artista está entubado e respira com ajuda de aparelhos. Em entrevista a Rádio Jornal, nesta quarta-feira (02), o filho de Genival Lacerda, João Lacerda, falou sobre a situação dele do pai.

>>Filho de Genival Lacerda diz estar preocupado com situação do pai

“Ele esteve mal na sexta-feira. Teve um pico de glicose e foi socorrido para o hospital, onde passou a tarde toda. No sábado ele estava bem melhor, mas no domingo piorou. Mas, na segunda-feira, foi novamente para o hospital e lá a saturação estava muito baixa. Foi internado, encaminhado para UTI e estamos aguardando o boletim médico sobre como está o meu pai. Infelizmente, essa doença veio muito forte (...) É um caso realmente muito preocupante. Estou muito preocupado, estou sem dormir, porque papai tem 89 anos e no dia 5 de abril irá completar 90 anos”, contou.

Internado após AVC em maio

Em maio deste ano, Genival Lacerda foi internado após sofrer um Acidente Vascular de uma artéria cerebral à esquerda do cérebro. Na ocasião, Genival Lacerda estava em sua casa, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando passou mal e foi levado para o hospital.

>>Jailson Correia, Secretário de Saúde do Recife, testa positivo para covid-19

>>Pela segunda vez, ex-senador Armando Monteiro é diagnosticado com covid-19

Genival Lacerda passou três dias internado no Hospital D'Ávila, na Zona Oeste do Recife. Na época, a unidade hospitalar informou que o cantor e compositor evoluiu durante o internamento com "estabilidade clínica e neurológica". Genival Lacerda é autor de músicas como "De quem é esse jegue?" e "Severina Xique-Xique".

Boletim médico de Genival Lacerda (02.12.2)

Cantor Genival Lacerda de 89 anos segue internado no hospital em Recife. O artista foi diagnosticado com COVID e segue sob os cuidados médicos. Segundo informações repassadas pelo filho João Lacerda, na tarde dessa quarta-feira (02) após o boletim médico, a situação do cantor é bastante delicada. Mas, os médicos seguem lutando pela recuperação do artista. João ainda ressalta a importância que os médicos e os cuidados que estão tendo com a saúde de Genival e que a única forma de ajudar é fazendo orações pelo artista. E agradece a força de todos diante desse momento tão difícil e diz “ Peço orações pelo meu pai”reforça o cantor.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.