abre e fecha

Saiba o que abre e o que fecha no dia 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição no Recife

O feriado de Nossa Senhora da Conceição é celebrado no dia 8 de dezembro

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 03/12/2020 às 19:35
Alexandre Gondim / JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim / JC Imagem

Mesmo não sendo a padroeira do Recife, o dia de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais celebrados na capital pernambucana. O Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, fica lotado de devotos durante a Festa do Morro. Apesar de durar alguns dias, somente na quarta-feira (08) a data é ''reservada'' para a santa. Diante disso, confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora da Conceição. A matéria segue sendo atualizada ao longo da semana.

>>Festa do Morro: Devotos se adaptam aos protocolos de saúde e segurança para homenagear padroeira

Shoppings

RioMar Recife

Localizado no Pina, Zona Sul do Recife, as lojas e quiosques funcionam do RioMar funcionará das 10h às 22h. A Praça de Alimentação e o Boulevard de restaurantes no Piso L3, funcionarão das 11h30 até às 22h. Os restaurantes do Piso Térreo e do Piso L1, funcionarão a partir das 11h30.

Plaza

O mall localizado em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, abrirá normalmente. Todas as lojas, o Game Station e as operações da Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22h. O cinema funcionará conforme o horário da programação da UCI Kinoplex.

Shopping Boa Vista

O Shopping Boa Vista, no centro do Recife, funciona em horário normal no feriado da Nossa Senhora da Conceição, que acontece nesta terça (08). Todas as lojas, quiosques e praça de alimentação vão estar abertas das 11h às 19h. Cinema e Game Station também seguem normais em programação própria.

Camará Shopping

Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição nesta terça (08), o Camará Shopping, em Camaragibe, entrará em horário especial. As lojas satélites, quiosques e âncoras estarão abertas das 13h às 21h. A Praça e os estabelecimentos de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h. O horário do cinema pode ser conferido pelo site do Moviemax.

Shopping Guararapes

No dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do coração do Recife, nessa terça-feira, 8 de dezembro, o Shopping Guararapes funcionará normalmente. Todas as lojas, quiosques e a Praça de Alimentação do Shopping estarão abertos das 10h às 22h.

Shopping Costa Dourada

O Shopping Costa Dourada, localizado no Cabo de Santo Agostinho, opera em horário normal no feriado de Nossa Senhora da Conceição que acontece nesta terça (08). Lojas, quiosques e demais operações funcionam das 10h às 22h. Por sua vez, o Supermercado Arco-Vita e a farmácia permanecem abertos das 8h às 22h.

Shopping Tacaruna

Funcionará normalmente das 10h às 22h. O cinema funcionará de acordo com a programação.

Shopping Recife

O Shopping Recife informa que na próxima terça-feira, 8 de dezembro, feriado de Nª Sra. Da Conceição, o centro de compras funcionará das 10h às 22h para todas as operações.

Shopping ETC

Loja: 12h às 18h

Praça de Alimentação: 12h às 18h

Cinema: É necessário conferir no site da rede Moviemax.

Detran-PE

Shopping Center PLAZA, Shopping Center RECIFE, Shopping Center TACARUNA- FECHADAS
Shopping COSTA DOURADA, Shopping CARUARU, Shopping RADIO DIFUSORA, Shopping VITÓRIA, Shopping Center GUARARAPES, Shopping PAULISTA NORTH WAY - ABERTAS
Expresso BOA VISTA, Expresso RIO MAR - FECHADAS
Expresso OLINDA, Expresso GARANHUNS, Expresso PETROLINA, Expresso SALGUEIRO - ABERTAS
SEDE, Unidade de Táxi - DUAT - FECHADAS
CIRETRANS* -ABERTAS

*As Ciretrans de Afogados da Ingazeira; Araripina; Belo Jardim; Belém de São Francisco; Bonito; Cabrobó; Canhotinho; Escada; Igarassu; Nazaré da Mata; Palmares; Paulista; Pesqueira; Sertânia; e Timbaúba, estarão fechadas.

Supermercados

Segundo a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), os estabelecimentos vão funcionar normalmente.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, as agências bancárias públicas e privadas não funcionarão no Recife. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Centro e Bairros

No dia de Nossa Senhora da Conceição, as lojas do Centro e bairros do Recife tem abertura facultativa, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho.

MPT-PE

A sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, no Recife, não funcionará nesta terça-feira (8). As Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru e de Petrolina funcionam normalmente. O expediente do órgão ministerial na capital pernambucana retorna na quarta-feira (9), em formato presencial das 12h às 16h, complementado com três horas em formato de teletrabalho.

Mesmo com a retomada preliminar e gradual das atividades nas unidades do MPT em Pernambuco, o órgão ministerial orienta que as pessoas continuem a usar os atendimentos remotos. O atendimento presencial é admitido em casos urgentes e devem ser agendados pelos telefones (81) 2101-3200, no Recife; (81) 3046-1700, em Caruaru; e (87) 3983.4800, em Petrolina.

Serviços municipais

A Prefeitura do Recife informou que a segunda-feira, 7 de dezembro, véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição, foi considerado ponto facultativo no serviço público municipal. Os serviços voltam ao funcionamento normalmente na quarta-feira (9), após o feriado.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará na segunda e terça, das 7h às 12h, para os recifenses; já as demais vacinas de rotina voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (9). Os parques, mercados públicos e feiras livres estarão abertos para quem quiser se divertir ao ar livre nesses dois dias.

Confira abaixo o que abre e fecha nesta segunda (7) e terça (8):

SAÚDE - Nestas segunda (7) e terça-feira (8), a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quarta-feira (9). Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (9).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nestas segunda e terça-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na quarta-feira (9), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.


HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife (HVR) fecha nesta segunda e terça por ocasião do Feriado Estadual de Nossa Senhora da Conceição. O atendimento volta na quarta-feira (09), das 7h às 18h. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta terça-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quarta-feira (9) a partir das 9h até as 12h.

PROCON RECIFE - O Procon Recife informa que não haverá atendimento presencial na segunda-feira (7) e na terça-feira (8) devido ao Feriado Estadual de Nossa Senhora da Conceição. Contudo, estão mantidas as audiências on-line já agendadas para esses dias e os protocolos de Reclamação e Denúncia através do site procon.recife.pe.gov.br.

MEIO AMBIENTE - Nesta terça-feira (08), Dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto para visitação. O espaço recebe até 300 pessoas por vez e funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Às segundas, o espaço fica fechado para manutenção. Devido a pandemia, o local estabeleceu regras para atender às recomendações das autoridades sanitárias, como o uso de máscara obrigatório, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os visitantes e higienização das mãos. O Econúcleo do Parque da Jaqueira continua fechado devido à pandemia.

TURISMO E LAZER - Quem quiser aproveitar o feriado desta terça-feira (8) ao ar livre vai contar com os parques da cidade abertos normalmente. O Parque Santana o Parque Macaxeira estarão abertos das 5h30 às 21h. Não haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer nem na segunda e nem na terça-feira, já que o funcionamento dela ocorre aos domingos e feriados nacionais.

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam das 6h às 13h na terça-feira (8). Na segunda-feira (7), os equipamentos funcionam normalmente, das 6h às 18h. É importante lembrar, no entanto, a abertura de cada box depende de cada permissionário.

CULTURA - Na próxima terça-feira, a cultura dará lugar à fé no Recife. Todos os equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife estarão fechados. Na segunda-feira, eles também estarão fechados como ocorre normalmente. Mas nos parques Sítio Trindade e Dona Lindu, o lazer a céu aberto está garantido.

ESPORTES - As Academias Recife e as atividades esportivas oferecidas pela PCR no Geraldão não funcionarão nesta segunda e nesta terça.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta segunda-feira (7) e terça-feira (8). Os Compaz e Bibliotecas Municipais voltarão às atividades normais nesta quarta-feira (9)

Outros locais

A Ferreira Costa, tanto a loja da Imbiribeira quando da Tamarineira, funcionará das 09h às 19h.