NATAL E ANO NOVO

Covid-19: Festas de Natal e Revéillon estão proibidas em todo o estado de Pernambuco

Para conter o avanço do novo coronavírus no Natal e Revéillon, a medida foi tomada pelo Governo de Pernambuco durante a tarde desta segunda-feira (7).

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/12/2020 às 17:30 | Atualizado em 04/07/2023 às 9:05
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Devido aos números da Covid-19 no Estado, o governo de Pernambuco determinou que as festas de Natal e Revéillon estão canceladas em todo o estado.

Confira as restrições completas e como irá funcionar o comércio na Pandemia durante as festas de fim de ano.

>> Pernambuco registra aumento de 27% em casos de covid-19 nos últimos 15 dias

Pernambuco decide proibir as festas de Natal e Revéillon devido à Covid-19

A medida foi tomada como forma de contenção ao avanço do vírus e vale tanto para eventos gratuitos quanto para pagos, independentemente da quantidade de pessoas.

Na ocasião, participaram o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

A transmissão foi feita ao vivo, através do canal oficial do governo no YouTube. 

"O governo de Pernambuco está publicando amanhã um novo decreto válido para todo o território com proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes."

"Mas há exceções para eventos únicos como casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos."

"Além disso, com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festa de Natal e revéillon."

"Isso incluindo os realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos assim, com ou sem cobrança de ingresso."

"Este decreto entra em vigor amanhã. A fiscalização, a partir de agora, será ainda mais intensa", declarou o secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Alta nos indicadores da Covid-19 em Penambuco

Na ocasião, o secretário abordou também a questão da alta nos números da Covid-19.

"Encerramos a semana epidemiológica 49, no último sábado, com alta nos indicadores de solicitações de UTI, de casos de síndrome respiratória aguda grave, além de aumento nas taxas de ocupação de leitos.

>> Confira os números da Covid-19 em Pernambuco desde o início da Pandemia

"Dessa forma, esta é a terceira semana de alta nos indicadores. Saímos de um quadro de oscilações para uma tendência de crescimento de casos", explicou André Longo.

Confira o que disse o Governo de Pernambuco sobre a proibição de eventos de fim de ano na Pandemia:

Abertura de novos leitos para a Covid-19 em Pernambuco

O secretário de Saúde lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o Governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos.

>> Covid-19: Mortes e ocupação de leitos voltam a aumentar em Pernambuco

“Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos – os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque”, concluiu.

Confira os números da Covid-19 em Pernambuco

Com a confirmação de 746 novos casos de Covid-19, nesta sexta, Pernambuco mantém a tendência de alta no número de infecções da doença.

Os dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 27 casos, o equivalente a 3,6% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 719, 96,4% do todo, são de casos leves.

Este é o 10º dia consecutivo em que a média móvel de confirmações do Estado ultrapassa a linha de 15%.

Nesta segunda, o aumento apresentado em comparação a quatorze dias atrás, tempo médio de incubação do vírus, foi de 73%.

O número de novas notificações passaram de 428, no dia 23 de novembro, para 746.

>> CARUARU cancela programação de Natal e Réveillon em 2020 devido à COVID-19

Com o novo balanço, Pernambuco totaliza 191.161 confirmações da doença, sendo 28.303 graves e 162.858 leves.