COVID-19

"Comunicamos a todos que o quadro de Genival piorou", informa novo boletim

Cantor e compositor segue internado em hospital particular do Recife

Divulgação
FOTO: Divulgação

Uma nova nota divulgada pela assessoria do cantor e compositor Genival Lacerda durante a tarde desta quarta-feira (16) revelou que o estado dele piorou. "Infelizmente não podemos dar mais informações, visto que os médicos não falam um diagnóstico concreto", diz o boletim.

Confira o boletim na íntegra

"Comunicamos a todos que o quadro do cantor Genival Lacerda piorou! Infelizmente não podemos dar mais informações, visto que os médicos não falam um diagnóstico concreto"

Estado gravíssimo

Genival segue internado em estado grave com piora no quadro clínico em um hospital particular do Recife. A informação foi divulgada pela assessoria do próprio artista nessa terça-feira (15).

>>Genival Lacerda apresenta piora e é diagnosticado com pneumonia, informa boletim

Através da nota, o filho do compositor, João Larcerda, disse que a equipe médica está fazendo de tudo, mas diante do estado não sem tem melhora. "Meu pai está em estado gravíssimo, os médicos seguem cuidando dele no hospital, mas nessas últimas horas não se tem melhora", afirmou.

>>Genival Lacerda segue internado, mas 'reage bem ao tratamento'

Covid-19

Genival testou positivo para a covid-19 e, por isso, precisou ser internado.

AVC

Este ano, o cantor já esteve internado, no mês de maio, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Genival Lacerda passou três dias internado, no Hospital D'Ávila, na Zona Oeste do Recife.

Na época, a unidade hospitalar informou que o cantor e compositor evoluiu, durante o internamento, com "estabilidade clínica e neurológica".

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.