PAÍS PERNAMBUCO

Passaporte Pernambuco começa a ser distribuído gratuitamente no Recife

Veja como conseguir o seu passaporte 100% pernambucano

Maurício Ferry/Seturel
FOTO: Maurício Ferry/Seturel

Lançado recentemente pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco para estimular a visita aos diversos destinos turísticos do Estado, o Passaporte Pernambuco agora também conta com carimbos de quatro equipamentos culturais gerenciados pela Secult-PE/Fundarpe. Os visitantes poderão registrar a passagem pelo Museu do Estado, Torre Malakoff, Casa da Cultura e Museu do Trem. O caderninho é gratuito.

>>>Novo posto de emissão de passaportes é inaugurado no RioMar Recife

O passaporte foi distribuído pelos Centros de Atendimento ao Turista, agências de turismo de Pernambuco e de outros estados, além de destinos como os equipamentos culturais da Fundarpe. Cada destino possui um carimbo colorido individual que são marcados nas páginas em branco do passaporte após cada visita. A estratégia faz parte da retomada do turismo no Estado. Outros espaços culturais deverão receber carimbos personalizados em breve.

“É uma iniciativa muito positiva que chega para contribuir bastante para a difusão dos atrativos turísticos do estado. As pessoas se sentem convidadas a visitar, conhecer os lugares e, assim, guardar a lembrança por meio do carimbo. Aqui no Museu do Trem, por exemplo, já recebemos vários visitantes nos últimos dias procurando o Passaporte ou querendo registrar sua visita por meio do nosso carimbo”, afirmou André Cardoso, do educativo do Museu do Trem.

Confira abaixo os endereços dos equipamentos culturais integrantes do Passaporte Pernambuco:

Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960 – Graças

Torre Malakoff
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife

Casa da Cultura
Casa da Detenção, s/n, Santo Antônio

Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto s/n, São José

Como conseguir o seu?

O turista e o recifense já podem pegar os seus Passaportes Pernambuco nos Centros de Atendimento ao Turista, os CAT’s. Se trata de um documento simbólico que parece um passaporte de verdade e pode ser adquirido e carimbado em diversos lugares da cidade.

O Passaporte Pernambuco não tem valor oficial e o material é totalmente gratuito. A iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife tem o objetivo de incentivar turistas e recifenses a conhecer melhor a cidade.

O passaporte pode ser carimbado em 36 locais espalhados pela cidade, entre eles estão a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Paço do Frevo, a Torre Malakoff, o Centro de Artesanato de Pernambuco, na Igreja Madre de Deus, na Capela Dourada, entre outros. Mais informações nos Centros de Atendimento ao Turista espalhados pela cidade.