Covid-19

“Fui o felizardo", relata médico nordestino após ser vacinado contra a covid-19 nos EUA

Gilson Fernandes foi um dos primeiros a se vacinar contra o coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/12/2020 às 17:30
CORTESIA
FOTO: CORTESIA

Em entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal, o médico brasileiro Gilson Fernandes que mora em Miami, nos Estados Unidos, falou que foi vacinado contra a covid-19 na última terça-feira (15), nos EUA. Gilson, que nasceu na Paraíba, contou sobre sua experiência. Na ocasião, ele foi um dos primeiros a se vacinar contra o coronavírus.

>>Paulo Câmara garante que não haverá lockdown em Pernambuco, afirma novo ministro do Turismo

“Fui o felizardo aqui nos Estados Unidos de receber a vacina da covid de forma voluntária no hospital onde trabalho. No Jackson Memorial Hospital, recebemos a vacina no segundo dia que ela foi aprovada no país. Foi uma aceitação muito grande do corpo médico. Nós, profissionais de saúde, verificamos que a eficácia e a segurança da vacina são excelentes. Eu recebi a vacina há 36 horas. No dia após a vacinação, eu trabalhei o dia inteiro sem nenhum problema, o único efeito colateral que eu senti foi uma leve dor no braço no local de aplicação da vacina. A mesma coisa que se sente com a [vacina] da influenza”, relatou o paraibano.

>>Covid-19: "Possivelmente teremos as vacinas em meados de fevereiro", diz ministro da saúde

Profissionais

Junto com ele, mais 1.000 profissionais de saúde se vacinaram, de forma voluntária.

Reações

Sobre reações alérgicas à vacina, o médico lembrou que “em toda vacinação existe um risco de processo alérgico”. “Toda vacinação tem esse risco de um processo alérgico, inclusive a vacina da influenza também tem o mesmo risco. Em todos os estudos, as pessoas ficaram em observação de 20 a 30 minutos para ter certeza que nenhuma reação ocorresse”, explicou.

Ouça a entrevista completa