CORONAVÍRUS

Covid-19: Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa abre 80 leitos de UTI

Recife contará com mais leitos de UTI no combate à covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 23/12/2020 às 16:30 | Atualizado em 16/03/2023 às 8:03
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), localizado no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, passa a atender pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

O atendimento tem início a partir da primeira quinzena de janeiro. Serão disponibilizados um total de 80 leitos de UTI na unidade.

>> Preço de vacina para covid-19 para uso emergencial não será regulado

Com a ativação desses novos leitos, Recife terá um total de 342 leitos dedicados ao novo coronavírus, dos quais 200 UTIs e 142 enfermarias.

Decisão do aumento dos leitos de UTI foi feita em parceria entre os prefeitos

O prefeito Geraldo Julio e o prefeito eleito João Campos tomaram a decisão em conjunto e fizeram o anúncio na tarde desta quarta-feira (23).

“Em uma decisão conjunta na equipe de transição do atual governo com a próxima gestão, chegamos à conclusão da necessidade de abertura de mais leitos de UTI na cidade do Recife. Por isso, a gente vai converter o Hospital do Idoso para a parte de internação dele receber pacientes com covid.", comunicou o prefeito Geraldo Julio.

Ele reforçou: "O prefeito O Recife hoje tem 120 leitos de UTI, 93 deles estão ocupados, sendo 45 com pacientes moradores da cidade. Com a conversão do Hospital do Idoso a gente vai passar para 200 leitos de UTI da Prefeitura do Recife para o atendimento dos pacientes da covid.”

Ambulatório aberto para atender a população em geral

Apesar da mudança de perfil em seu internamento, a unidade continuará com o ambulatório aberto.

No entanto, os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 terão entrada separada dos demais atendimentos.

O HECPI continuará disponibilizando mais de 15 especialidades de saúde, como geriatria, cardiologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Além disso, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, que oferece exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também será mantido.

“O Hospital da Pessoa Idosa tem no módulo de internação uma entrada separada na parte de exames e consultas. Isso permite que os exames, que são marcados pela prefeitura, e as consultas com especialistas possam continuar acontecendo, mesmo que a parte de internação do hospital atenda pacientes com covid.", explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Ele também ressaltou: "Esses equipamentos que vão formar os 80 leitos de UTI foram adquiridos pela Prefeitura e utilizados nos hospitais de campanha. Agora encontramos uma nova função, mais uma vez atendendo a população do Recife, no momento em que o número de casos esperado para o primeiro trimestre exige medidas como essa, de preparação da nossa cidade”

Hospitais de campanha no Recife para atender a Covid-19

Os hospitais de campanha municipais foram construídos na Rua da Aurora, em Santo Amaro (Hospital Provisório Recife 1); nos Coelhos (Hospital Provisório Recife 2);

Na Imbiribeira, (Hospital Provisório Recife 3); e nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado; das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Barros Lima, em Casa Amarela; e Arnaldo Marques, no Ibura.

Outros leitos foram disponibilizados na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e no Hospital Evangélico de Pernambuco, unidade filantrópica conveniada à Prefeitura do Recife.

Atualmente, apenas o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, permanece funcionando completamente – com 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria.

Outros 102 leitos também estão disponíveis no Hospital Evangélico e nas policlínicas municipais, totalizando 262 em funcionamento.