ANO NOVO

ANO NOVO: confira restrições o comércio em orla de praias do Recife

Equipes da prefeitura do Recife vão fiscalizar e conscientizar a população no ano novo, entre a quinta (31) e a sexta-feira (1)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/12/2020 às 17:00 | Atualizado em 10/03/2023 às 10:11
Andréa Rêgo Barros / ArquivoPCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros / ArquivoPCR

Com o intuito de controlar os indicadores da Covid-19 na cidade, a prefeitura do Recife vai implantar medidas de restrição na orla do município para o dia 31 de dezembro.

>> Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

Quando as restrições de ano novo passam a valer?

O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas para o Réveillon. O comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, poderá acontecer apenas até as 17h da quinta-feira (31).

Também não poderão ser instaladas mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto ao longo de toda a praia. Equipes vão fiscalizar, conscientizar a população e distribuir máscaras de proteção. No dia 1º de janeiro, eles poderão reabrir às 6h, desde que seguindo as normas sanitárias vigentes.

No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre a quinta e a sexta-feira. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, destaca a importância do cumprimento das normas. "Sabemos que não é o que ninguém esperava para o Réveillon, mas são medidas necessárias para a saúde da população e, se todos fizerem a sua parte, sairemos dessa situação mais rapidamente e com menos danos", comentou.

Confira o vídeo completo sobre as restrições da orla de Recife:

Dados da Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (28), 442 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (9,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 400 (90,5%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 215.994 casos confirmados da doença, sendo 29.243 graves e 186.751 leves.

Mortes por Covid-19 em Pernambuco

Também foram confirmados 17 óbitos, ocorridos entre os dias 02 e 27 de dezembro.

Com isso, o Estado totaliza 9.588 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. 

Como se prevenir do coronavírus?

Os principais cuidados contra o Covid-19 que o Ministério da Saúde recomenda são: uso de máscara com alta taxa de proteção, lavar as mãos frequentemente, evitar tocar em mucosas com as mão sujas, evitar o contato com pessoas contaminadas, ficar em casa e limpar objetos contaminados.