NOVO CORONAVÍRUS

Coronavac: João Campos oficializa ao Instituto Butantan interesse em 1 milhão de doses da vacina

Prefeito do Recife também disse ter proposto antecipação da vacinação de profissionais da educação ao Ministério da Saúde; declarações foram dadas pelas redes sociais

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/01/2021 às 16:30 | Atualizado em 22/05/2023 às 13:58
Tião Siqueira/JC Imagem
João Campos, candidato à Prefeitura do Recife, é entrevistado pela TV Jornal - FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Com informações do JC Online

Nesta sexta-feira (8), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou ter assinado um "memorando de intenção" para o Instituto Butantan, com o objetivo de garantir um milhão de doses Coronavac para a capital pernambucana.

A medida, segundo publicação do gestor nas redes sociais, busca garantir doses do imunizante contra a covid-19 "caso o Ministério da Saúde não garanta as vacinas".

A declaração veio horas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recebido o pedido de autorização temporária de uso emergencial da Coronavac, que apresentou os resultados dos estudos no Brasil nesta quinta-feira (7).

No Twitter, João Campos também afirmou ter proposto ao Ministério da Saúde, por meio de ofício, a antecipação da vacinação dos profissionais da educação da fase quatro para a fase um no Plano Nacional de Vacinação.

De acordo com o socialista, a medida visa "assegurar a retomada das aulas de forma segura o quanto antes". Na rede municipal, as aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020 por conta da emergência sanitária.

Comitê da Vacina

Ambas as resoluções foram feitas, de acordo com o prefeito, durante reunião do Comitê da Vacina do Recife. Integram o Comitê Técnico-Científico de Vacina:

  • Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia;
  • Fátima Militão, médica epidemiologista, PhD em Saúde Pública e pesquisadora da Fiocruz-PE;
  • Rafael Dhalia, PhD em Biologia Molecular e pesquisador da Fiocruz-PE;
  • Eduardo Jorge, professor da FPS e pesquisador na área de vacinas há 30 anos;
  • Maria Angela Wanderley Rocha, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de PE; e
  • Paulo Sérgio Araujo, infectologista e Doutor em Medicina Tropical.