POSSÍVEL GREVE

'Apelamos para eles que não façam greve', diz Bolsonaro sobre paralisação dos caminhoneiros

Há rumores sobre uma nova greve de caminhoneiros, que poderia acontecer já na próxima segunda-feira (1º)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 27/01/2021 às 16:15 | Atualizado em 13/01/2023 às 14:02
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quarta-feira (27), em tom de apelo, para que os caminhoneiros para que não façam greve.

"Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção", declarou, após reunião no Ministério da Economia.

O chefe de Estado ainda disse que "a solução não é fácil", mas que o governo está buscando uma maneira de não haver mais reajustes no valor dos combustíveis.

Reajuste no óleo diesel

A Petrobras reajustou em 4,4% o preço médio do diesel nas refinarias nesta terça-feira (26) e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º).

"Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram R$ 0,09 no preço do diesel", disse Bolsonaro, reforçando que não quer interferir na política de preços da empresa, que segue o mercado internacional.

Governo estuda reduzir impostos sobre combustíveis, diz Bolsonaro

Segundo ele, está em estudo a diminuição do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), impostos que incidem sobre o valor final dos combustíveis.

O impacto da medida aos cofres públicos, de acordo com ele, é de R$ 800 milhões por cada centavo reduzido. Para Bolsonaro, é importante que os governadores também reduzam o ICMS, imposto estadual.

"Até sair da refinaria e chegar na bomba de combustível tem ICMS, imposto que é o mais caro que tem sobre o combustível no Brasil, tem a margem de lucro, tem transportadores, tem muito monopólio no meio disso", declarou Bolsonaro.