auxílio

Retorno do auxílio emergencial é prioridade no Senado e na Câmara dos Deputados

Após eleições e fim do recesso, Senado e Câmara dos Deputados discutem prioridades, entre elas, o auxílio emergencial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 04/02/2021 às 12:29 | Atualizado em 17/02/2023 às 8:13
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, assinaram, nessa quarta-feira (3), durante coletiva de imprensa, um documento conjunto.

No documento, se comprometem com pautas para enfrentar a pandemia da covid-19 e assegurar maior oferta de vacinas, além de medidas que garantam recuperação econômica, emprego e renda aos brasileiros.

Auxílio emergencial

Antes de apresentarem o documento, Pacheco e Lira se reuniram no Senado. Entre as pautas prioritárias definidas pelos presidentes, está a retomada do auxílio emergencial.

Segundo eles, a ideia é “avaliar alternativas de oferecer segurança financeira, por meio de auxílio emergencial, para aqueles brasileiros que estejam enfrentando a miséria, em razão da falta de oportunidade causada pela paralisia econômica provocada pela pandemia”.

Outras prioridades no Senado e Câmara dos deputados

Os dois presidentes também apontaram alinhamento em torno de outras matérias, como a reforma tributária, que tramita por meio de propostas na Câmara (PEC 45/2019) e no Senado (PEC 110/2019). Eles devem se reunir com os relatores das matérias para agilizar a apresentação do relatório final.

Na Câmara, Lira também pretende dar destaque para a reforma administrativa, enquanto no Senado Pacheco prometeu celeridade para a PEC Emergencial (186/2019) e para a PEC dos Fundos Infraconstitucionais (PEC 187/2019).

Outra prioridade para o biênio para ambos é retomar as discussões sobre o pacto federativo. Segundo Pacheco, outras propostas de consenso serão definidas na próxima terça-feira (9).

Vacinação contra covid-19

Com relação à vacinação, Pacheco e Lira assumiram o compromisso de “assegurar, de forma prioritária, que todos os recursos estejam disponíveis” e que “não faltem meios para que toda a população esteja vacinada o mais rápido possível”.

Segundo o presidente da Câmara, o compromisso assumido pelos presidentes das duas Casas demonstra que o foco deve estar na união de forças contra a pandemia.