covid-19

Pernambuco confirma nova variante da covid-19 em dois pacientes transferidos do Amazonas

Pacientes transferidos do Amazonas testaram positivo para a nova variante P1 da covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 11/02/2021 às 17:12 | Atualizado em 02/01/2023 às 9:30
SES-PE
FOTO: SES-PE

Dois pacientes do Amazonas, que vieram para Pernambuco dar continuidade ao tratamento da Covid-19, tiveram confirmação laboratorial para a variante P1 do novo coronavírus.

O sequenciamento genético foi feito no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e o resultado foi informado à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na tarde desta quinta-feira (11/02).

Ambos eram do sexo masculino e estavam na faixa etária dos 50 anos. Um deles veio a óbito no Hospital das Clínicas (HC) em janeiro.

Já o outro também foi internado inicialmente no HC e, após agravamento do caso, transferido para o Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Alfa), onde veio a falecer neste mês de fevereiro.

Ao todo, até o momento, a Fiocruz PE analisou 44 amostras biológicas que tinham confirmação para o novo coronavírus. Desse total, 4 eram de pacientes do Amazonas (2 com a nova variante e 2 não).

Outras 36, todas negativas, foram escolhidas de forma aleatória e contemplam pernambucanos de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), inclusive do arquipélago de Fernando de Noronha.

Em outras 4, também de pernambucanos, não foi possível realizar o trabalho devido às condições das amostras.

"Nós conseguimos identificar duas variantes P1, que são aquelas que estão sendo relatadas em Manaus e que é considerada uma variante de preocupação. Mas, nas amostras aqui do Estado, não encontramos", ratifica a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE, Constância Ayres.

Nos últimos dias, outros Estados nordestinos, como Paraíba e Bahia, já confirmaram a identificação dessa nova linhagem.

Monitoramento da covid-19 em Pernambuco

A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), continuará encaminhando para a Fiocruz PE amostras biológicas de pacientes positivos para a Covid-19 com o intuito de monitorar a circulação do vírus no Estado.

Esse será um trabalho periódico e feito por amostragem de diversas regiões e municípios do Estado. "Estaremos monitorando se haverá um aumento ou não dessa variante aqui no Estado", frisa Constância Ayres.