PANDEMIA

COVID-19: ANDRÉ LONGO diz que PERNAMBUCO poderá adotar MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS nos próximos dias

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, se as medidas restritivas não forem cumpridas, Pernambuco pode ter o pior março da história

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/03/2021 às 13:00 | Atualizado em 13/02/2023 às 10:11
Pedro Menezes/SEI
FOTO: Pedro Menezes/SEI

Com informações do NE10 Interior

Em entrevista à Rádio Jornal realizada nesta segunda-feira (1º), o Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, informou que, mesmo com algumas medidas já adotadas, podem haver mais restrições nos próximos dias.

Na ocasião, André Longo também falou sobre a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e destacou a preocupação das autoridades de saúde com o aumento de casos de coronavírus.

"Tem mais doente entrando nos nossos leitos de UTI do que a nossa capacidade de tirá-los. Isso faz com que a taxa de ocupação fique crescente e é preciso abrir várias frentes, como ampliar a vacinação, especialmente dos idosos.

Leitos para o tratamento de Covid-19

O secretário destacou ainda que, no último fim de semana, Pernambuco abriu novos 22 leitos, mas que foram rapidamente ocupados por pacientes em estado grave.

A perspectiva é de que o Estado abra novos 50 leitos nesta semana, mas, ainda assim, a quantidade pode não ser suficiente para atender à demanda.

"Se a aceleração (do contágio) continuar rápida, como a gente começa a ver, não vai ter leito suficiente", afirmou Longo.

"Nós precisamos nos unir como sociedade em Pernambuco para cumprir com as medidas sanitárias nas próximas semanas, porque aí, caso contrário, nós podemos ter o pior março da história, alertou o secretário.

Ouça a entrevista com André Longo


Medidas restritivas em Pernambuco

Na última semana, Pernambuco adotou medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19.

Na sexta-feira (26), 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres) suspenderam atividades não essenciais das 20h e 5h, durante a semana.

Durante os fins de semana, ficam suspensas as atividades entre as 17he 5h, enquanto o restante do Estado suspendeu das 22h e 5h.