LUTO

Familiares prestam homenagem à veterinária que morreu com suspeita de SÍNDROME DE HAFF

De acordo com a mãe da vítima, a veterinária Priscyla Andrade, de 31 anos, morreu por causa da Síndrome de Haff

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/03/2021 às 16:24 | Atualizado em 23/01/2023 às 11:37
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Com informações do JC Online e da TV Jornal

Os familiares e amigos de Priscyla Andrade, de 31 anos, utilizaram as redes sociais para prestar homenagens, nesta terça-feira (02), à médica veterinária.

De acordo com a mãe da vítima, a filha dela teria falecido com suspeita de complicações da Síndrome de Haff, a "doença da urina preta", após consumir um peixe da espécie arabaiana.

Priscyla ficou internada em um hospital particular no Recife desde quando passou mal.

Através do Instagram, a mãe da veterinária, Betânia Andrade, se despediu da filha. "O céu hoje estará te recebendo com muita luz na casa do Pai", começou a empresária.

"Aqui, jamais esqueceremos da sua humildade, caráter, da sua eficiência como profissional. Seu sorriso vai ficar na minha memória eternamente. Te amamos", declarou.

A empresária Flávia Andrade publicou um vídeo com alguns momentos da veterinária em eventos de vaquejada para homenagear a irmã.

Flávia também ficou internada depois ingerir o mesmo peixe que a irmã. Ela teve sequelas mais leves e teve alta em 24 de fevereiro. ''Minha eterna estrelinha'', diz na legenda da publicação.

Quem também se despediu de Priscyla foi uma das irmãs dela. A estudante de medicina, Alyne Andrade, fez questão de ressaltar as características que mais gostava na irmã e declarou amor eterno.

"A vida é um sopro, e você aproveitou cada minuto com sabedoria, ajudou muita gente e continuará ajudando do seu jeitinho ao lado de papai do céu (...)", escreveu ela.

"Que os anjos te recebam com muito amor, e sei que você será meu anjinho da guarda e estará a todo momento ao meu lado me guiando e ajudando no que for necessário. Eu te amo muito, te amarei em todas as vidas".

O que é a Síndrome de Haff?

A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares.

A doença leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

As causas da doença de Haff ainda são discutidas, no entanto acredita-se que o desenvolvimento da doença de Haff seja devido a alguma toxina biológica presente em peixes de água doce e crustáceos.

“O que chama atenção? O peixe não foi armazenado de forma adequada nem tratado de forma adequada. Aí ele vai produzir uma toxina", disse o médico infectologista Filipe Prohaska.

"Você come o peixe, não nota que tem essa toxina, o gosto não tem alteração, mas, poucos dias depois, você começa a ter a dor muscular intensa e a urina ficando preta", explicou em entrevista a TV Jornal.

O médico explica que ao sentir esses sintomas, a pessoa deve "procurar de imediato uma unidade hospitalar”.