Economia

Menos de um terço enviou declaração do Imposto de Renda; saiba como entregar os documentos

O fisco espera receber 32,6 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física até o dia 30 de abril

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TV Jornal

Publicado em 05/04/2021 às 15:31 | Atualizado em 28/08/2023 às 17:58
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Com informações de Agência Brasil

A menos de um mês para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pouco menos de um terço dos contribuintes acertou as contas com o Leão.

Nas cinco primeiras semanas de envio, 10.580.505 contribuintes entregaram o documento. Isso equivale a 32,4% do previsto para 2021.

O balanço foi divulgado pela Receita Federal, com dados apurados até as 11h desta segunda-feira (05).

O prazo para declarar o Imposto de Renda começou em 1º de março e irá até as 23h50min59s de 30 de abril.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que propõe adiar a data limite para 31 de julho, por causa do agravamento da pandemia de covid-19.

O texto, no entanto, ainda precisa ser votado pelo Senado. Em 2021, o Fisco espera receber entre até 32.619.749 declarações.

O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet. Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

A entrega é obrigatória para quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020. Isso equivale a um salário acima de R$ 1.903,98, incluído o décimo terceiro.

>> Receita Federal alerta para fraude em e-mail sobre Imposto de Renda

Também deverá entregar a declaração quem tenha recebido rendimentos isentos acima de R$ 40 mil em 2020.

Assim quem tenha obtido ganho de capital na venda de bens ou realizou operações de qualquer tipo na Bolsa de Valores, quem tenha patrimônio acima de R$ 300 mil até 31 de dezembro do ano passado.

E também quem optou pela isenção de imposto de venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.

Regras para declarar o Imposto de Renda

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita.

Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial de quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

>> Imposto de Renda: quando precisa declarar ou devolver o auxílio emergencial?

O prazo para as empresas, os bancos e as demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou em 26 de fevereiro.

O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Restituição de imposto

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição.

Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas:

  • 31 de maio (primeiro lote);
  • 30 de junho (segundo lote);
  • 30 de julho (terceiro lote);
  • 31 de agosto (quarto lote);
  • 30 de setembro (quinto lote).

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