emoção

Após ato heroico em deslizamento de barreira, pai e filha tem reencontro emocionante no Recife

O alívio da adolescente Vitória Cristina Lopes após ficar soterrada no barro e ter a vida salva pelo próprio pai

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 13/04/2021 às 19:30
Tião Siqueira/ JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/ JC Imagem

A adolescente soterrada em um deslizamento de barreira recebeu alta do hospital, nesta terça-feira (13), e teve um reencontro emocionante com o pai e a mãe. A garota, de 14 anos, foi retirada do barro pelas próprias mãos do pai. O ato de amor que salvou a vida dela. A família que mora em uma comunidade do Jardim Monteverde, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, está precisando de doações após perder tudo no desabamento.

A jovem Vitória Cristina Lopes estava dormindo no quarto quando a barreira deslizou na casa onde morava com a família. Durante alguns minutos, os momentos foram desesperadores para Vitória que chegou a ficar sem respirar, além de ser atingida na cabeça e nas pernas. O abraço entre José Cláudio Lopes e a filha representa um alívio.

> Pedreiro que salvou filha após queda de barreira luta para sustentar família: ''Ganho 20, 35 ou R$ 40''

O heroísmo de José Cláudio não se limitou à filha. Em meio ao barro que caiu na residência, ele ainda teve tempo de salvar a cadelinha da família que também ficou soterrada e estava esperando por filhotes que nasceram nesta terça-feira (13). Após a tragédia, a família está dormindo na casa de vizinhos e esperam achar um lugar para morar, enquanto algumas pessoas já se sensibilizaram e começaram a entregar cestas básicas e roupas.

Como ajudar a família?

Com a força do deslocamento de terra, a casa ficou destruída. A família de José Cláudio Batista sobreviveu ao deslizamento de barreira no Recife, mas perdeu tudo e pede ajuda para sobreviver. Os interessados em ajudar devem entrar em contato pelo número que também é WhatsApp (81) 9 8899 9398.

> Moradores e motoristas ainda sofrem com deslizamentos e alagamentos no Grande Recife

Em casos de fortes chuvas, a orientação da Defesa Civil do Recife é que a população deixe as áreas de risco e evite entrar em rios, córregos ou em locais alagados. As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

Nota da Prefeitura do Recife

Confira a nota da Prefeitura do Recife na íntegra sobre os desabamentos de barreiras nos últimos dias:

A Prefeitura do Recife esclarece que a chuva deste último final de semana foi um evento atípico. Em apenas 72h foi registrado um acumulado de 292 milímetros na cidade, o que representa 89% dos 326,3 milímetros previstos para todo o mês de abril.

A Ação Inverno 2021 foi iniciada em janeiro com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade. Até agora, 32 canais foram limpos, entre eles os canais do Ibura e do Jordão, e outros 12 estão com a intervenção em andamento, e mais de 30 mil toneladas de resíduos foram retiradas.

Com a Ação Inverno 2021, a Prefeitura está investindo R$ 96,6 milhões em ações de contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. O trabalho começou em janeiro deste ano.

A Emlurb também realizou a desobstrução de pontos de acúmulo de água neste final de semana, com caminhões equipados com jato de sucção atuando em diversas vias da cidade.

É importante lembrar que muitas áreas do município foram construídas em aterros ou ainda de forma desordenada, alguns pontos da cidade ficam abaixo do nível do mar e sofrem com a influência das marés, que alagam partes dos bairros mesmo sem incidência de chuvas.