saúde

Vacina da covid-19 x influenza: Qual tomar primeiro, intervalo entre doses e têm efeitos colaterais?

Pesquisador da Fiocruz explica os benefícios e quando não se deve tomar nenhuma vacina, seja da covid-19 ou inflenza

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 13/04/2021 às 15:00
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

No Estado de Pernambuco, atualmente, existem duas campanhas de imunização: uma de vacina contra a gripe e a outra de vacina contra a covid 19. Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, a TV Jornal convidou um pesquisador da Fiocruz para falar sobre o processo de vacinação. Em entrevista a repórter Juliana Oliveira, nesta terça-feira (13), Rafael Dhália, contou qual vacina deve tomar primeiro, se a pessoa estiver nos grupos prioritários, entre outras questões relacionadas à saúde da covid-19 ou influenza.

‘’Vai depender do tipo de vacina que ela está tomando. Se for a CoronaVac, que o intervalo é de 28 dias, eu sugiro fazer um esquema com a vacinação da covid-19 e depois de 14 dias procurar a vacina da gripe. Se for a Astrazeneca, o intervalo é de três meses. Eu recomendo tomar a primeira dose, esperar 14 dias para tomar a da gripe e depois voltar a ser vacinado contra a covid-19’’, afirmou o pesquisador.

Esse prazo acontece para evitar que uma pessoa tome a vacina contra a Influenza e, logo depois, chegue a sua vez na lista de grupos prioritários da campanha contra a covid-19. Se houver, no entanto, coincidência dos períodos de vacinação fica mantida a orientação de esperar os 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas vacinas.

> CoronaVac: Butantan afirma que não será necessária 3ª dose da vacina contra covid-19

> É necessário dar intervalo entra vacina contra a covid-19 e outros imunizantes, diz médico

‘’Existe um intervalo mínimo, de acordo com o Ministério da Saúde, entre uma dose e outra. Não necessariamente vai haver um problema, mas é por questão de segurança. o intervalo entre a vacinação da covid-19 e da gripe não é tão relevante, mas entre as duas doses da vacina contra a covid-19 é bem importante respeitar esse intervalo para que alcance a eficácia máxima do estudo’’, concluiu Rafael Dhália.

Reações às vacinas e quando não tomar

Ainda de acordo com o pesquisador da Fiocruz, Rafael Dhália, o benefício de qualquer vacina é muito maior do que o risco, mas existem situações no qual ninguém pode ser vacinado. ‘’Existem resultados no mundo todo, que mostram os efeitos adversos são brandos: dor de cabeça, inchaço local, febre e náusea. Efeitos normais para toda a vacinação. Não é recomendado tomar nenhuma vacina se estiver com sintomas gripais. É melhor aguardar a resolução dos sintomas e procurar um posto de saúde’’, completou.

> Pandemia pode continuar em níveis críticos em abril, alerta Fiocruz

O secretário estadual de Saúde, André Longo, negou falta de sedativos em Pernambuco e afirmou que o Estado tem, sim, estoque com os 18 medicamentos do chamado kit intubação. “Nós temos estoque de todas as 18 medicações, umas com maior volume e outras com menor volume, mas não se justifica que nós não tenhamos condições de manter os pacientes sedados em terapia intensiva, hoje, em Pernambuco”, garantiu o secretário estadual de saúde.