denúncia

Moradores denunciam mau uso do dinheiro público em troca de calçadas no Recife

A população informou à TV Jornal que as calçadas estão em boas condições e o valor das obras poderia ter outra utilidade

Com informações de Leonardo Baltar
Com informações de Leonardo Baltar
Publicado em 14/04/2021 às 20:00
Paulo Daniel/JC Imagem
FOTO: Paulo Daniel/JC Imagem

Os moradores do bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, denunciam a troca de calçadas em boas condições para refazer a obra com o mesmo material. De acordo com a população, esse fato representa um mau uso do dinheiro público por parte da prefeitura da capital pernambucana. A repercussão nas redes sociais começou após o vídeo postado pelo vereador Alcides Cardoso. Nesta quarta-feira (14) uma equipe da TV Jornal esteve no local das obras para conferir a situação. A obra é de responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Na Rua Simão Mendes, uma placa colocada que o valor investido na troca das calçadas é de quase R$ 200 mil. Além disso, a obra estava prevista para começar em setembro de 2020, mas começou apenas no mês de março de 2021. Ainda de acordo com moradores, a pressão das máquinas resultou na quebra de algumas pedras de um prédio.

O analista de sistemas Ricardo Scholz foi pego de surpresa com a obra na porta de casa. As calçadas estavam transitáveis e sem buracos. Surpreende por conta da prioridade. A gente vê um monte de morro com lonas rasgadas e sem muro de arrimo. A prefeitura decide ganhar dinheiro em uma área nobre da cidade, onde os moradores têm condições de consertar as calçadas, se for o caso'', afirmou.

Trânsito no local

Por conta da obra, os carros que passam pela via precisam dividir espaço com o trator da prefeitura. Já os pedestres também precisam mudar de lado e passar por onde a calçada já está trocada. O médico Amaro Gusmão questionou a falta de critério na hora de gastar o dinheiro público. ''É um gasto desnecessário de dinheiro público sob o critério de ter que se seguir um padrão, que precisam ser iguais. Não tem sentido isso'', criticou.

Resposta da URB

O diretor de engenharia e obras da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), João Batista, argumentou que as calçadas precisavam passar por reparos. O serviço faz parte do projeto ‘Calçada Legal', que existe desde 2017 com recursos do ministério do desenvolvimento regional.

> Obras públicas que iniciam se arrastam por anos até serem concluídas

Em relação a demora no início da obra, ele afirmou que aconteceu devido aos decretos municipais estaduais proibiam a realização de obras públicas no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus.

''É importante dizer que essa calçada tinha problemas de abatimento e a obra necessitava de ser feito por conta da declinação que existia. Então por isso que foi feita. Estamos garantindo que tenha uma uniformidade de toda aquela via que está sendo tratada'', contou.