DINHEIRO

Governo vai antecipar pagamento do 13º de aposentados e pensionistas; veja quando você vai receber

A intenção de antecipar o benefício já tinha sido anunciada pelo governo como medida para incrementar a renda dos beneficiários do abono

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/05/2021 às 9:46
Adriano Machado/Bloomberg
FOTO: Adriano Machado/Bloomberg

Foi publicado nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União, o decreto que antecipa o pagamento do 13º salário a aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS no ano de 2021. O presidente Jair Bolsonaro assinou a decisão nessa terça-feira (4).

Como será o pagamento?

O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor, será paga juntamente com os benefícios de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. A segunda parte será paga com os benefícios de junho, entre 24 de junho e 7 de julho. Normalmente, o 13º dos aposentados é pago nas competências de agosto e novembro.

A intenção de antecipar o benefício já tinha sido anunciada pelo governo como medida para incrementar a renda dos beneficiários do abono e favorecer o processo de recuperação da economia diante do impacto da pandemia do novo coronavírus. Segundo estimativas do Ministério da Economia, a medida deve injetar R$ 52,7 bilhões na economia do País.

>>Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas é anunciada pelo Governo; quando devem começar pagamentos?

Nota da Secretaria-Geral da Presidência da República

Em nota divulgada nessa terça, a Secretaria-Geral da Presidência da República lembra que, a medida não terá impacto orçamentário, pois se trata apenas da antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.

A confirmação do pagamento antecipado aos aposentados, no entanto, dependia da sanção do Orçamento de 2021. Os gastos obrigatórios estavam sendo feitos de forma provisória na proporção de 1/12 por mês em relação ao estimado na proposta orçamentária, como autoriza a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Pagar o 13º mais cedo que o habitual elevaria essa proporção.

>>Pagamentos do Bolsa Família, com auxílio emergencial e 13º salário, terminam nesta sexta, 30 de abril; veja quando recebe de novo

Decisão esperada

Após a assinatura da Medida Provisória que libera a redução de jornada de trabalho e salário, além da suspensão do contrato do empregado, o governo já trabalhava para antecipar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS.

A expectativa inicial era de que os beneficiários recebessem a primeira parcela do 13º no pagamento de abril. Mas, diante do atraso nas negociações entre Congresso e governo sobre o Orçamento, não houve tempo suficiente para incluir o benefício na folha do INSS.