pandemia

Pernambuco prorroga restrições para o comércio e atividades econômicas; saiba novo prazo

O prazo inicial era até o próximo domingo, Dia das Mães, mas foi estendido pelo Governo de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 06/05/2021 às 17:30
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06), o Governo de Pernambuco anunciou a prorrogação das restrições para o funcionamento do comércio e das atividades econômicas no Estado. O atual decreto, que valia até o próximo domingo (09), Dia das Mães, será estendido por mais 15 dias. Com isso, as medidas determinadas por decreto valem até o dia 23 de maio. De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Valença, as decisões são baseadas nos números do Plano de Convivência de Combate à covid-19.

"As medidas não estão sendo brandas, elas são proporcionais à situação das regiões, dos municípios e dos setores. Os números da saúde são acompanhados dia a dia e o plano de convivência pode ser alterado de acordo com os dados", afirmou Ana Paula Valença.

As novas regras do Plano de Convivência com a covid-19 em Pernambuco, que estabelece normas de flexibilizações e restrições ao funcionamento das atividades sociais e econômicas, começou a valer no dia 26 de abril. Ainda de acordo com o documento, os estabelecimentos devem seguir os protocolos setoriais, que já foram divulgados anteriormente e atentar "especialmente quanto à limitação da capacidade de ocupação dos ambientes e horários de funcionamento".

Funcionamento no Dia das Mães

Ao longo da semana, o Governo de Pernambuco já havia anunciado a flexibilização para comércio de rua e shoppings durante o Dia das Mães, no próximo domingo (08). De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do Estado, estes estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h nas sexta-feira (07) e sábado (08) e das 8h às 18h no domingo (09). Além disso, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja.

Recorde de casos da covid-19

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 3.074 casos da covid-19. O número representa o maior número de casos da covid-19 em um único boletim desde o início da pandemia, após superar o recorde que havia sido registrado no dia 1 de abril, com 2.987 casos. Também foram confirmados 52 óbitos, ocorridos entre 14/11/2020 e 05/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 14.385 mortes pela covid-19.

Respeito

Segundo o secretario Estadual de Saúde, André Longo, os indicadores da doença melhoraram, mas a preocupação é grande. Ainda segundo o Longo, houve queda no número de solicitações de leitos de UTI. Porém, o secretário reforçou que não há motivo para comemorar e cobrou o respeito as medidas sanitárias, tanto nesse novo plano de convivência.