golpe

Conheça promoções falsas de Dia das Mães e saiba como evitar às fake news

Criminosos exploram marcas famosas para dar golpes de Dia das Mães através do WhatsApp

Com informações do site TudoCelular
Com informações do site TudoCelular
Publicado em 07/05/2021 às 16:09
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Dia das Mães é celebrado no próximo dia 9 de maio (domingo) e é considerado uma das principais datas para o comércio, mesmo ainda em tempo de pandemia da covid-19, pois os consumidores ainda irão às compras. De acordo com uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães. Os itens mais procurados, segundo a pesquisa, são calçados e vestuários, tendo a preferência de 65,2% das pessoas. Os perfumes e cosméticos vêm em seguida, com 54% das escolhas.

No entanto, através da internet, especificamente pelo WhatsApp, muitos golpes exploram marcas famosas para propagar fake news e conseguir obter dados pessoas dos usuários. Confira abaixo algumas falsas promoções:

Adidas

Uma das mensagens falsas utiliza a marca Adidas. A fake news afirma que, devido ao Dia das Mães, a fabricante de materiais esportivos estaria dando presentes grátis para quem entrar em um site, responde algumas questões e encaminha a mensagem aos contatos no WhatsApp.

CacauShow

Outra marca forte no mercado que tem sido explorada em golpe é a Cacau Show. Neste caso, o golpe é dado com a falsa promessa de uma doação de R$ 50 mil em presentes para “sua Rainha”. Quando clica, o link diz que é preciso girar uma roda para ganhar o prêmio de uma Caixa Angel Porta Joias.

O Boticário

A fraude em relação a Boticário também funciona com o acesso a um site malicioso, no qual a vítima tem que preencher um formulário com os dados pessoais e compartilhar com amigos no WhatsApp.

Como se proteger?

Para se proteger, especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no celular ou tablet em que você usa o WhatsApp. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.

E valem sempre aquelas recomendações básicas:

  • não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
  • sempre consulte se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links, como este da Dfndr, ou este do Google.
  • não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português
  • desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis)
  • mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem
  • avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.