GOLPE NO WHATSAPP

Golpe do Dia das Mães: kit falso da Boticário instala vírus no aparelho; saiba como se proteger

Golpe é aplicado através de link no WhatsApp

Pixabay
FOTO: Pixabay

Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado neste domingo (9), criminosos estão usando o WhatsApp para aplicar golpes em mães e filhos. Usando uma falsa propaganda do Boticário - empresa de perfumaria e cosméticos - os criminosos repassam um link, oferecendo um falso brinde com um kit de produtos da marca. Ao clicar no link, a vítima pode ter o celular contaminado por um vírus e ter dados sigilosos roubados.

O link vem acompanhado com a frase “Olha esse pra sua mãe!”. Ao clicar, a vítima é redirecionada para sites ilegais que podem roubas informações como senhas bancárias, ter acesso à agenda de contatos e, possivelmente, até mesmo clonar o WhatsApp. Portanto, ao receber este tipo de conteúdo, o melhor a fazer é não clicar no endereço eletrônico.

Não é a primeira vez que os bandidos usam esse tipo de golpe. Em outros anos, o Boticário divulgou comunicado afirmando que não realiza sorteios de kits de Dia das Mães pelo WhatsApp. Nos comunicados anteriores, a empresa também afirmou que estes links representam “um risco”. Por enquanto, a única interação oficial da empresa com o WhatsApp é por meio do site oficial da companhia.

Como se proteger

Para se proteger, especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no celular ou tablet em que você usa o WhatsApp. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.

E valem sempre aquelas recomendações básicas:

  • não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
  • sempre consulte se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links, como este da Dfndr, ou este do Google.
  • não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português
  • desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis)
  • mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem
  • avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.