Economia

Com antecipação do 13º salário do INSS aprovada, aposentados buscam auxílio emergencial

Os aposentados reclamam que a aposentadoria não dá para sustentar famílias inteiras, que é o que vem acontecendo, com a pandemia

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/05/2021 às 10:48
Adriano Machado/Bloomberg
FOTO: Adriano Machado/Bloomberg

O decreto que autoriza a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foi assinado. Apesar de os beneficiários já estarem na expectativa para receber os benefícios, a categoria ressalta que ainda enfrenta dificuldades.

>> Confira calendário do INSS de maio após antecipação do 13º salário para aposentados

Auxílio emergencial

Com a crise econômica e o desemprego, os aposentados acabam se tornando responsáveis pelo sustento de lares. O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, ressalta que a antecipação do 13º salário para aposentados já é um direito, mas seria importante que a categoria recebesse outros tipos de ajuda, inclusive o auxílio emergencial.

"O governo ajudou a sociedade brasileira, trabalhadores, desempregados, empresários, pequenos, grandes, médios, e só os aposentados o governo não fez gesto nenhum, o único gesto que ele está fazendo é antecipar o 13º, que é um direito dele. Então, nós continuamos lutando para também o auxílio emergencial ser dado aos aposentados, principalmente os de mais baixa renda, que estão passando mais dificuldade", afirma.

Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que 75% dos idosos, três em cada quatro, no Brasil, são responsáveis por, pelo menos, metade das despesas da casa, e cerca de apenas um em cada cinco ainda trabalha.

>> Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas é anunciada pelo Governo; quando devem começar pagamentos?

>> Mais de R$ 4 bilhões em FGTS e abono salarial do PIS/Pasep estão aguardando saque; saiba se tem direito

A pesquisa, divulgada em fevereiro, traçou o perfil de pessoas com 60 anos ou mais, no país e nos estados. O presidente do Sindnapi ressaltou essa realidade, em que os aposentados precisam sustentar a família e a aposentadoria, muitas vezes, não dá conta, especialmente em um momento de crise, como a pandemia de covid-19.

"A aposentadoria já é pequena para uma pessoa sobreviver, e fica ainda mais dura a vida dele, porque às vezes ele tem que cuidar de filho, neto, nora, genro, para não deixar passar fome", justifica.

Injeção de dinheiro na economia

A equipe econômica estima que a antecipação do 13º salário vai permitir que circule na economia mais de R$ 50 bilhões de reais. A medida não tem impacto no orçamento, porque é uma despesa já prevista pelo Ministério da Economia. A antecipação do abono anual vinha sendo prometida pelo ministro Paulo Guedes, desde janeiro.

O governo destacou que a grande maioria dos beneficiários são pessoas idosas, doentes ou inválidas e que, desse modo, fazem parte dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus. Com a medida, estima-se que essa parcela da população tenha "maior segurança financeira" para enfrentar esse momento da pandemia.