ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Chuvas fortes elevaram nível de água em barragens do Grande Recife, revela diretor da Compesa

Flávio Figueiredo participou do programa 'Passando a Limpo' da Rádio Jornal, nesta sexta (14)

ARNALDO CARVALHO / JC IMAGEM
FOTO: ARNALDO CARVALHO / JC IMAGEM

Em entrevista à Rádio Jornal durante o programa Passando a Limpo desta sexta-feira (14), o diretor técnico de engenharia da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Flávio Figueiredo, revelou que o nível dos reservatórios da estatal subiu por causa das fortes chuvas que caem no Grande Recife desde a última terça-feira (12).

>>>Pico de maré acontece no fim da tarde desta sexta-feira (14) no Recife; prefeitura mantém alerta

"As chuvas já estão apresentando reflexos na acumulação das barragens da Região Metropolitana do Recife. [A barragem de] Botafogo, na manhã desta sexta-feira, já estava com 25% da sua capacidade, que é um aumento significativo, se levarmos em conta que, há alguns meses, estávamos com ela praticamente em colapso", disse Figueiredo. "Essas chuvas beneficiaram quase todas as barragens do Grande Recife. Os reservatórios do Sistema Suape, como a barragem de Bita, já está sangrando desde essa quinta-feira", emendou.

O diretor da Compesa também comentou sobre o índice de precipitação no Agreste de Pernambuco. De acordo com Flávio Figueiredo, apesar da quantidade chuvas na região, elas não foram significativas para diminuir o racionamento de água em alguns municípios.

"No Agreste, as chuvas foram menos intensas que aqui no Grande Recife, mas tivemos precipitação em algumas bacias do interior, e algumas barragens, provavelmente depois de amanhã (sábado, 14), vão começar a apresentar uma recuperação. Mas as chuvas no Agreste não foram tão significativas para nos dar uma maior tranquilidade em relação à diminuição do racionamento de água em algumas cidades", finalizou.

Socorro

Diante do alerta de mais chuvas, que atento ao contato da Defesa Civil dos municípios da RegiãoMetropolitana do Recife:

Recife - 0800 081 3400

Olinda - 0800 281 2112

Jaboatão dos Guararapes - 0800 281 2099

Paulista - 153

Camaragibe - 2129.9564

São Lourenço da Mata - 3525.5813

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco trabalha com as coordenadorias municipais de Defesa Civil e demais órgãos. Os contatos da Central de Operações da Codecipe são 199 e 3181-2490 e do Corpo de bombeiros é o 193.