previsão do tempo

Saiba onde encontrar abrigo no Grande Recife e se proteger das chuvas e deslizamentos de barreiras

Muitas famílias ficaram desabrigadas e desalojadas por causa das consequências das fortes chuvas no Grande Recife

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 14/05/2021 às 18:58
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após as chuvas intensas registradas na Região Metropolitana do Recife, que aconteceram nesta semana, a produção da TV Jornal entrou em contato com algumas prefeituras para saber se os órgãos públicos estão acolhendo as famílias desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas, que ocasionaram o deslizamentos de várias barreiras. Confira abaixo onde encontrar abrigo no Grande Recife:

Recife

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas disponibiliza abrigo emergencial para os casos de calamidade pública. O abrigo fica situado à Travessa do Gusmão, no bairro de São José, tem capacidade para receber cerca de 120 pessoas e funciona 24h. No local há alojamento com camas, banheiros (com acessibilidade), refeitório, onde são servidas três refeições diárias e lavanderia. O acolhimento é feito por encaminhamento através da Secretaria de Defesa Civil do Recife.

Jaboatão dos Guararapes

A prefeitura de Jaboatão conta com três abrigos, todos localizados no bairro Vila dos Palmares. No município, é a prefeitura que direciona as pessoas.

Olinda

Um dos abrigos está localizado na Escola Municipal Pro Menor, em Rio Doce, e o outro na Igreja Santa Tereza, no bairro de Santa Tereza que ficará até o final desta sexta-feira (14) e sábado (15) será transferido para a Escola Municipal Duarte Coelho, Carmo.

As famílias estão recebendo alimentação, kits de higiene e roupas, além de todo atendimento profissional e humano qualificado. Dessa quinta, até o momento atual, já são contabilizadas mais de 30 pessoas nos abrigos. incluindo crianças, idosos e adultos. Uma parceria com a Secretaria de Saúde do município foi firmada para realizar atendimentos e exames nos acolhidos. Inclusive foi feito teste para covid-19.

> Chuva no Grande Recife: alagamentos, transtornos, deslizamento de barreiras e prejuízos

O atendimento da Defesa Civil de Olinda ocorre 24 horas por dia. Em caso de necessidade, moradores devem procurar abrigos seguros e acionar o órgão, nos números 0800 281 2112, 3444-8245 e 99266-5307.

Paulista

Caso haja necessidade de acolhimento estarão disponíveis as escolas para atendimento emergencial. Para as famílias que precisaram de abrigo serão disponibilizados colchões, cobertores e alimentação.

O perfil socioeconômico das famílias que ficaram desalojadas está sendo avaliado, para que possam ser encaminhadas para o serviço, programa ou benefício adequado. A secretaria informa também que manterá os profissionais do CRAS, CREAS, CadÚnico, Sede e demais serviços em escala de plantão.

  • Escola Maria das Neves – Jardim Paulista Baixo
  • Escola Nilo Pereira – Paratibe (em frente ao Clube de Paratibe)
  • Escola Cônego – Maranguape II
  • Escola João Fonseca – Pau Amarelo
  • Escola Rosa Amélia – Janga
  • Escola Firmino da Veiga – Centro Paulista