PROJETO EMPREENDER

Mulheres que vivem o desafio de gerenciar empresas em foco no Projeto Empreender

Primeiro episódio da série do Sistema JC mostra iniciativas de sucesso comandadas por mulheres

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 20/05/2021 às 10:37
Jefferson Rodrigues/TV Jornal
FOTO: Jefferson Rodrigues/TV Jornal

O Projeto Empreender, que está em curso nos veículos do Sistema JC de Comunicação durante o mês de maio, focou no empreendedorismo feminino no primeiro programa exibido na TV Jornal, no sábado (15/05). Atualmente, o Brasil soma 8,6 milhões de mulheres donas de negócios, de acordo com o Sebrae.

O episódio contou a história de Mércia Moura, que comanda a grife Marie Mercié há 35 anos e gera emprego e renda para mais de 300 mulheres na Mata Norte. Também no ramo de confecções, a empresária Aparecida Gomes mudou de vida mostrando ao mundo uma das maiores riquezas de Pernambuco: a beleza da renda renascença, que ela exporta de Poção para diversos países e que é sustento para as várias famílias empregadas pela fábrica.

Também do Agreste vem a história de Maria Júlia, jovem de 21 anos que começou usando as redes sociais para ajudar mulheres no processo de transição capilar e hoje tem um salão especializado e uma linha de cosméticos voltada para cabelos crespos e cacheados.

O Empreender conta ainda a história do grupo Mulheres que Geram Renda, que leva empreendedorismo, independência financeira, construção coletiva e empoderamento feminino à rotina das participantes da ONG, sediada em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. Também na capital, Annaclarice Almeida nos conta como transformou uma demissão em oportunidade de negócios ao deixar de lado as lentes da fotografia para se dedicar à gastronomia e a vários pratos típicos nordestinos.

Nos episódios das próximas semanas, o programa vai abordar a faca de dois gumes que é empreender ao mesmo tempo em que se qualifica; as principais questões burocráticas que envolvem a abertura e a manutenção de um empreendimento; e o futuro do empreendedorismo, especialmente no que diz respeito a aspectos como tecnologia e sustentabilidade. O Empreender vai ao ar aos sábados, ao meio-dia e meia, na TV Jornal.

Reveja o primeiro episódio do Projeto Empreender: