PROJETO EMPREENDER

Casal muda de carreira para abrir café, que vira loja, escola e consultoria

No Recife, Kaffe proporciona experiência completa para consumidores, vende grãos para toda a região e oferece torrefação, cursos e consultoria

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 22/05/2021 às 13:04
JAILTON JR/JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

Mudar de carreira e começar um negócio: você teria coragem? Para Lidiane Santos, barista e sócia da Kaffe, o café a escolheu e foi transformando sua vida e a do seu sócio e esposo, Eudes Santana. Psicopedagoga de formação, o caminho para o empreendedorismo começou bater na porta de Lidiane em 2009, quando clientes da confeitaria que a família tem em Gravatá, no Agreste pernambucano, começaram a pedir por cafés e ela foi dando os primeiros passos para o que se tornaria uma mudança de vida.

“Trabalhava com crianças e nesse período eu explorava mesmo a pedagogia, no sentido de que era a minha vida. Por outro lado, quando procurei um curso de barista, estava tentando atender os clientes da confeitaria da minha família, em Gravatá. Isso foi de 2008 para 2009, eu não sabia nada. Fiz o curso para que eu pudesse ter realmente uma formação e pudesse decidir, dentro do negócio, o que seria conveniente ter de cardápio ou não. A partir daí, até hoje, eu vivo de café, literalmente”, lembra Lidiane.

O curso de barista foi o começo de uma sequência de aperfeiçoamento e capacitações que levaram Lidiane para a sala de aula como professora, criando o espaço sensorial que se tornaria a Kaffe. “O Espaço Sensorial do Café funcionou de 2015 até 2016, no conceito de treinamento para o público apreciador de café, gente que queria entender um pouquinho mais sobre essa diversidade e outros profissionais que queriam empreender na área. Foi quando veio a ideia de transformar, acrescentar o conceito da loja, de torrefação e da continuidade dos cursos. Meu marido, Eudes Santana, saiu da atividade dele para fazer parte da sociedade e aí hoje a gente se dedica à loja, ao centro de treinamento e à torrefação”, detalha a barista e empreendedora.

Confira a reportagem completa exibida neste sábado (15):