SOLIDARIEDADE

Como ajudar quem sofre com a fome durante a pandemia? Confira lista de instituições no Grande Recife

Além da crise sanitária, o desemprego, e consequentemente a fome, são um dos maiores problemas de todas as cidades do país

Ariel Sobral
Ariel Sobral
Publicado em 23/05/2021 às 9:00
Felipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Felipe Jordão/JC Imagem

Na capital pernambucana, grupos e instituições se articulam para garantir o alimento na mesa daqueles que foram afetados diretamente pela pandemia do novo coronavírus. Além da crise sanitária, o desemprego, e consequentemente a fome, são um dos maiores problemas de todas as cidades do país. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação atingiu uma marca histórica registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua), contabilizando 14,4 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.

Para amenizar os impactos das demissões que estão acontecendo desde o ano passado, na cozinha dos brasileiros, essas organizações estabelecem uma rede de contato com famílias carentes para a distribuição de alimentos.
O trabalho é possível através de doações em postos de coleta na cidade do Recife, ou por doações em dinheiro. Confira aqui (ou abaixo) alguns dos locais e organizações a qual você pode colaborar.

CAPA

Explore online o centro da cidade do Recife, e se informe sobre quais são as organizações que estão trabalhando para diminuir os impactos da fome na cidade. Descubra como e onde realizar doações para colaborar com a alimentação das pessoas que estão sendo diretamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Armazém do Campo

Com a campanha: “Uma marmita custa R$ 5,28. Quantas você vai doar hoje?”, o Armazém do Campo vem recebendo doações de alimentos não perecíveis para a produção de marmitas solidárias, trabalhando na assistência a pessoas em situação de rua, durante a pandemia do novo coronavírus. O mercado orgânico mantido pelo Movimento dos Moradores Sem Terra (MST), recebe doações tanto presencialmente, quanto por doações financeiras , daqueles que querem colaborar com a iniciativa.

As doações podem ser feitas presencialmente no endereço: Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio, número: 387. Ou através de transferência de qualquer valor pelo pix: 09.423.270/0001-80. Para dúvidas e outras informações, entre em contato através do número: (081) 99855-3121

Hospital Oswaldo Cruz

Afetados diretamente pela pandemia do novo coronavírus, os profissionais de saúde dedicam todo o seu tempo nas instituições para combater a pandemia. Chegando a adquirir mais de 300 lanches, a campanha “Con Vida”, dos profissionais do Hospital Oswaldo Cruz visa arrecadar lanches, e produtos de higiene, para todos os que trabalham na unidade. A campanha que conta com alguns parceiros, pode ser ajudada por qualquer pessoa, por meio de transição financeira, para Maria Helena, através do banco Nubank:

AG: 0001
CONTA: 39216195-7
CPF: 622.771.464-04

Para doação de lanches e produtos de higiene, entre em contato através do whatsapp: (81) 981911332

Projeto Atitude Cidadã

Durante este período de pandemia, o projeto Atitude Cidadã, do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), está se dedicando a ajudar aqueles que estão em maior vulnerabilidade ao vírus da Covid-19. Em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o projeto mobiliza empresas e população em geral para doações a quem mais precisa, incluindo hospitais, instituições de caridade, moradores de palafitas, entre outros. As doações podem ser feitas por transações financeiras ou por doações de alimentos, produtos de higiene, material de limpeza, máscaras, capotes, viseiras e sapatos, entre outros.

Para colaborar com as quantias, é preciso entrar em contato com a central de atendimento das doações através do número (81) 3413.6500. O doador pode escolher qual instituição ajudar e será direcionado a depositar o valor em uma conta. Para doar mantimentos e materiais, é preciso entrar em contato pelo mesmo número, e o doador poderá agendar a entrega, e profissionais envolvidos na ação poderão buscar os produtos em casa.

Convento Nossa Senhora da Glória

Tendo ajudado 141 famílias da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, no ano passado, a Ação Emergencial Solidária “É tempo de Cuidar”, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, continua com o objetivo de arrecadar alimentos e materiais de higiene para famílias no estado.

Para facilitar a coleta na cidade, a ação conta com dois pontos, ambos funcionando de segunda a sexta das 8h às 12h, e das 14h às 16h. As doações podem ser coletadas no Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças. E no Convento Nossa Senhora da Glória, na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista. Este também funciona aos sábados, das 8h às 12h.

Sintraci

Diante das dificuldades da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal, fazem campanha para doações de alimentos, assim como materiais de higiene, com objetivo de formar cestas básicas para auxiliar os trabalhadores informais da cidade, como camelôs, ambulantes e barraqueiros. Para as doações, os colaboradores podem ajudar de três formas: através da coleta presencial, realizada no estabelecimento Che Comedoria, localizado na Rua Princesa Isabel, no bairro de Santo Amaro. Por transferência por PIX: f83d8c47-386f-4ff8-b717-dae9ce8fe18e. Ou através de uma vaquinha virtual, com a contribuição de qualquer valor.

Para outras informações, entre em contato pelo número: (81) 99806-4120.