Corpus Christi

Corpus Christi é feriado em Pernambuco? Confira o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (3)

Feriado de Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira (3)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/06/2021 às 13:20 | Atualizado em 12/12/2022 às 18:41
Guga Matos
FOTO: Guga Matos

Na próxima quinta-feira (3), o Dia de Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa. No Estado de Pernambuco, o feriado é transferido para o Dia de São João, em 24 junho.

Contudo, este ano, mais uma vez, as festas juninas foram canceladas pelo governo estadual, devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Ou seja, a dúvida agora é: finalmente, o Dia de Corpus Christi será ou não feriado em Pernambuco em 2021?

Conforme divulgado na edição de sábado (29) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco "será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta o dia 03 de junho de 2021".

Segundo o anúncio, "a exceção será para serviços cujo funcionamento seja indispensável". Comércio e serviços funcionam normalmente de acordo com o plano de convivência com a covid-19 vigente.

Em nota, a governo de Pernambuco esclareceu o funcionamento das atividades:

"O decreto vigente, que trata das restrições de funcionamento das atividades econômicas, determina apenas a diferenciação entre os segmentos autorizados a operar durante a semana e os que podem funcionar nos fins de semana".

"Portanto, na próxima quinta-feira, por não ser feriado, o funcionamento de cada atividade segue as regras autorizadas de cada região do Estado para os dias de semana."

O que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi?

Shoppings

RioMar

O RioMar Recife, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h.

Shopping Recife

O Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, funcionará no seu atual horário de segunda a sexta, que é das 10h às 20h.

Shopping Plaza

O Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife, funcionará das 10h às 20h.

VEJA TAMBÉM: Os Correios funcionam no feriado de Corpus Christi? Veja resposta

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, irá funcionar das 10h às 20h.

Patteo Olinda

Todas as operações do Shopping Patteo Olinda, em Olinda, no Grande Recife, funcionam normalmente, das 10h às 20h.

Guararapes

O Shopping Guararapes funcionará normalmente, com atendimento presencial das 10h às 20h.

Paulista North Way

No feriado de Corpus Christi o Paulista North Way Shopping vai funcionar no mesmo horário dos dias da semana, conforme determinação do governo estadual.

As lojas e praça de alimentação estarão abertas das 10h às 20h e os serviços delivery ficarão disponíveis das 10h às 22h. As atividades de lazer (park & games e cinema) fecham no feriado.

Shopping Boa Vista

O Shopping Boa Vista, no centro do Recife, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h.

Shopping Costa Dourada

O Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, funcionará no seu atual horário de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Camará Shopping

Nesta quinta-feira (3), o Camará Shopping, em Camaragibe, funcionará das 10h às 20h.

River Shopping

Nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, as lojas do River Shopping vão funcionar das 11h às 18h. A praça de alimentação estará aberta das 11h às 18h, já o serviço Delivery vai até às 22h.

O Big Bompreço funciona todos os dias das 8h às 20h. Especialmente nesta quinta, a Caixa Econômica, Lotérica e Expresso Cidadão estarão fechados.

VEJA TAMBÉM: Governo determina novas medidas restritivas para cidades do Agreste de Pernambuco; veja lista dos municípios

Comércio do Recife

As lojas do Centro do Recife, nos bairros de Santo Antônio e Boa Vista, estarão abertas normalmente, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi (3).

Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

Na sexta-feira (4), o expediente é normal. O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) irá funcionar normalmente, das 3h às 18h.

VEJA TAMBÉM: MENSAGEM DE BOM DIA CORPUS CHRISTI: veja lindas frases e mensagens de fé para celebrar o Corpus Christi

Ferreira Costa

Nesta quinta-feira (3), a Ferreira Costa da Imbiribeira e Tamarineira estará aberta das 09h às 19h. Já Garanhuns, estará fechada. Mas, quem quiser, poderá continuar comprando no conforto do lar através do www.ferreiracosta.com

Bancos

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi (3).

Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira (4) o expediente é normal.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira (4).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).