RIOMAR

RioMar Recife recebe exposição "São João, Cordel e Cangaço"; entrada é gratuita

A exposição fica localizada no Piso L3 do RioMar, entre os dias 01 e 22 de junho, com entrada gratuita

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 02/06/2021 às 10:20 | Atualizado em 06/12/2022 às 17:49
Divulgação
FOTO: Divulgação

O São João é considerado a maior expressão da festa popular nordestina.

Ele reúne ícones da música regional como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, do cordel, com dois patrimônios vivos de peso, J. Borges, de Bezerros, e José Costa Leite, de Condado e no cangaço, o casal que fez história, Lampião e Maria Bonita.

Neste ano, mais uma vez, a festa foi cancelada devido a pandemia do novo coronavírus. Mas, para matar a saudade, uma exposição foi feita para você contemplar a grandiosidade do São João.

A exposição fica localizada no Piso L3 do RioMar, entre os dias 01 e 22 de junho, com entrada gratuita. A Produção Executiva é de Pedro Francisco de Souza e a designer Carla Gama assina o Projeto Expográfico.

A gerente de marketing do RioMar ao referir-se à mostra diz: “A ideia dessa mostra é unir arte e cultura expressadas na música, literatura e tradições populares tão presentes, principalmente, no período junino”.

Com Produção da Cactus Promoções e a curadoria assinada por Afonso Oliveira, Ângelo Filizola e Anildomá Willams, a mostra vai levar o público numa viagem ao imaginário da cultura popular.

Com objetos raros, casas e igreja cenográficas, móveis, fotografias, xilogravuras e documentos, a exposição reúne pela primeira vez três tradições de grande valor cultural.

O São João - a maior festa popular nordestina; o Cordel - a expressão fantástica da poesia popular; e o Cangaço – com suas histórias de luta, mistérios, arte e política. A história dessas tradições também será contada através dos seus ícones e lendários mestres.

Segundo Ângelo Filizola, um dos curadores da mostra:

"Nesta exposição temos uma linha do tempo com a trajetória de Maria Bonita e Lampião, inclusive com os óculos do rei do cangaço, o Gibão e o chapéu de Luiz Gonzaga que ele usou na foto do elepê “Danado de Bom”, O gibão de Dominguinhos usado na gravação ao vivo do seu primeiro elepê em Fazenda Nova, e uma cortina de literatura de cordel, dos famosos cordelistas e xilogravuristas J. Borges e José Costa leite”.

VEJA TAMBÉM: TELE SENA SÃO JOÃO 2022: Confira números sorteados no 5º sorteio Tele São João 2022 domingo, 26/06

Acervo da Fundação de Cultura de Serra Talhada

Parte do Acervo da Fundação de Cultura de Serra Talhada veio especialmente para a mostra, incluindo o óculos de Lampião e a escrivaninha do fotógrafo Sírio-Libanês Benjamin Abrahão, que documentou o cangaço.

Dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o gibão e o chapéu, dos acervos do biógrafo de Luiz Gonzaga, Paulo Vanderley e da família do sanfoneiro Waldonys.

Dos mestres Costa Leite e J. Borges, matrizes de literatura de cordel, matrizes de xilogravuras e ferramentas de seus próprios acervos.

Do acervo do Galo da Madrugada estão vindo as casas e igreja cenográficas que fazem parte do tradicional São João que o clube realiza no bairro de São José.

VEJA TAMBÉM: RioMar é o único shopping de Pernambuco com certificação de eficiência energética Nível A

Curadoria do evento “São João, Cordel e Cangaço”

Afonso Oliveira é produtor cultural, curador, compositor, poeta e artista plástico. Com mais de 30 anos de estrada tem uma trajetória na cultura popular pernambucana.

Anildomá Williams, secretário de cultura de Serra Talhada, presidente do Museus de Lampião, ator, diretor teatral, escritor e um dos mais importantes colecionadores da história do cangaço.

Ângelo Filizola, produtor cultural com 35 anos de experiência, Filizola tem sua trajetória marcada pela produção da música pernambucana e de importantes eventos, com os maiores nomes popular brasileira.