CORONAVÍRUS

Paulo Câmara estende medidas restritivas e amplia decreto para mais cidades de Pernambuco; veja quais

Coletiva online divulgou medidas de contenção e enfrentamento ao coronavírus, nesta quarta (2)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 02/06/2021 às 17:50 | Atualizado em 29/11/2022 às 18:22
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prorroga estado de calamidade pública  - Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prorroga estado de calamidade pública - Reprodução/NE10 Interior

Durante a coletiva online sobre a covid-19 nesta quarta-feira (2), o Governo de Pernambuco anunciou mais onze dias de medidas restritivas e ampliou o decreto para mais cidades do estado.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, esclareceu:

"Uma alteração importante nesse novo plano é a inserção da macro região 3, que passam, a partir deste próximo final de semana, e do final de semana dos dias 12 e 13 de junho, a ter limitação também no funcionamento de suas atividades".

"A macro região 4 permanece com o funcionamento das atividades durante os dias de semana e finais de semana com restrições na capacidade de carga e no horário de funcionamento", disse ainda.

Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, falou sobre algumas das cidades que passarão a obedecer as medidas.

"Diante desse cenário, decidimos manter as atuais restrições em vigor por mais uma semana nas cidades do Agreste e também na Região Metropolitana e Zona da Mata". 

"Além disso, iremos adotar medidas mais rígidas a partir deste final de semana nos municípios componentes da terceira macro região de saúde, que compõem as regionais de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira", afirmou.

Com as mudanças, o período de medidas restritivas se estenderá até o dia 13 de junho. "Por enquanto, o que nós temos são a prorrogação das medidas vigentes para a macro 1 e 2 até o dia 13 de junho", contou.

VEJA TAMBÉM: AUXÍILIO BRASIL: Quem não tomou vacina da covid-19 poderá perder benefício a partir de 2023; entenda

"Na macro 2, o fechamento das atividades sociais e econômicas durante os dias de semana e nos finais de semana, além da Geres 2 que faz parte da Macro 1".

"E na Macro região 1, as medidas são para os finais de semana, permanecendo as restrições como capacidade de carga reduzida e horário de funcionamento das atividades", adicionou.

Ela finalizou: "como por exemplo comércio e serviços de modo geral funcionando das 10h até as 20h nos dias de semana e permanecendo fechado nos finais de semana".

A Macro Região 1 compõe as cidades da Região Metropolitana do Recife. 

As cidades que terão restrições e foram anunciadas nessa quarta-feira são as seguintes:

VI Geres

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa

XI Geres

Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada (sede), Triunfo

X Geres

Afogados da Ingazeira (sede), Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.