monitoramento

Após atos violentos em protesto no Recife, OAB-PE sugere câmeras acopladas nos uniformes da Polícia Militar

O objetivo é evitar excessos praticados por militares, como os que ocorreram durante protesto no dia 29 de maio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 11/06/2021 às 18:10 | Atualizado em 24/07/2022 às 20:12
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco enviou, nesta quinta-feira (10), um ofício à Secretaria de Defesa Social do Estado com a sugestão para a instalar câmeras nos uniformes dos policiais, acopladas aos coletes.

De acordo com o OAB, o objetivo é coibir e evitar atos como os que foram praticados durante o protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 29 de maio. A instituição afirmou que o equipamento, por exemplo, é usado pela PM de São Paulo.

“Medidas como essas nos permitem aferir tanto situações de abuso contra as autoridades policiais, quanto possíveis excessos que possam ser por elas praticados, visando registrar com detalhe o desenvolvimento dessas operações. Tal providência, portanto, mostra-se necessária aqui em nosso Estado, para que cenas lamentáveis como a ocorrida no Centro do Recife, no dia 29 de maio, não se repitam”, disse o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.

Protesto no Recife

O protesto contra o presidente Jair Bolsonaro foram realizados em todo o país, no último sábado (29). No Recife, a manifestação teve concentração às 9h na Praça do Derby, de onde os participantes saíram em caminhada pelas ruas da área central da capital.

Quando chegaram à Ponte Duarte Coelho, policiais militares fizeram um bloqueio e atiraram contra os manifestantes, usando balas de borracha, sprays de pimenta e gás lacrimogêneo

> SDS afirma que violência da PM durante protesto no Recife se deu por uma 'sequência de atos'

> Veja documento que dá detalhes de quem teria dado ordem para polícia agir em protesto no Recife

> ''A ordem para atirar não aconteceu'', diz secretário sobre ação violenta da Polícia Militar em protesto

Na ocasião, a advogada e vereadora do Recife, Liane Cirne, foi agredida com spray de pimenta por parte da policia militar.

Além disso, dois homens foram atingidos nos olhos, perdendo a visão, após a PM fazer uso de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, sem a devida cautela, segundo afirmou a OAB.