saúde

Jair Bolsonaro volta a defender uso da hidroxicloroquina para tratamento da covid-19

'' Fui acometido do vírus (da covid-19) e tomei a hidroxicloroquina", disse Jair Bolsonaro durante evento

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/06/2021 às 16:15 | Atualizado em 25/07/2022 às 16:10
Marcelo Camargo / Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19.

Na tarde desta sexta-feira (11), durante cerimônia para a entrega de 434 casas a famílias de baixa renda do município capixaba de São Mateus (ES), Bolsonaro disse ter optado desde o início da pandemia por ir às ruas ao contrário de “ficar no Palácio da Alvorada” e que quando contraiu a doença tomou o medicamento.

“Desde o início da pandemia estive no meio de vocês, nas comunidades mais pobres de Brasília. Criticado por isso, poderia ter ficado no Palácio da Alvorada com todo o conforto do mundo, mas sempre preferi ficar ao lado do povo, sabendo que tinha um vírus mortal. Fui acometido do vírus e tomei a hidroxicloroquina”, disse Bolsonaro.

Medicamento

Durante a cerimônia, Jair Bolsonaro disse ainda que talvez tenha sido o único chefe de Estado a procurar um remédio contra o coronavírus e que ouviu pessoas com conhecimento científico que indicaram o medicamento para o tratamento da covid-19.

> "Quem fala 'fora Bolsonaro' devia estar viajando de jegue", diz Jair Bolsonaro; veja vídeo

> Bolsonaro exime governo de culpa pelo avanço da covid-19 e promete vacina para toda população até o fim do ano

“Talvez eu tenha sido o único chefe de estado que procurou o remédio para esse mal, tinha que aparecer alguma coisa. Ouvi pessoas que tinham conhecimento sobre o caso, mas quando eu falei que aquilo [a cloroquina] poderia ser bom, a oposição abriu uma guerra contra a gente”, afirmou.

“Não vou esmorecer. Não sou cabeça dura, sou perseverante; lutamos para salvar vidas, enfrentamos os mais variados e cruéis desafios”, acrescentou.

Tem eficácia?

Estudos científicos apontam que a cloroquina e hidroxicloroquina não possuem eficácia comprovada no tratamento de covid-19.

A posição do presidente também é contrária à do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que disse, nessa semana, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, entender que esse tipo de medicamento não é eficaz para a covid-19.