Medo

Terror: Moradores da região onde foi feito cerco a Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, relatam cotidiano de medo

Moradores da região onde foi feito cerco a Lázaro Barbosa, o serial killer do DF, relatam terror

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 18/06/2021 às 10:30 | Atualizado em 26/06/2022 às 21:05
Reprodução
FOTO: Reprodução

A cidade de Cocalzinho de Goiás (GO), no meio do caminho entre Brasília e Goiânia, outrora pacata, hoje enfrenta dias de medo. O motivo é Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como "serial killer do Brasília", acusado de matar 4 pessoas da mesma família, em Ceilândia, Goiás.

O cerco policial para capturá-lo já dura dez dias e envolve mais de 200 policiais, e as buscas agora se concentram na região, onde ele foi visto pela última vez.

A Polícia Militar usa helicópteros, cães farejadores e conta com auxílio da Polícia Federal para capturar Lázaro Barbosa. Segundo agentes que acompanham as buscas, Lázaro conhece bem a área, onde mora sua família, e tem facilidade para se esconder na mata.

A polícia confirmou que o homem também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família em Ceilândia.

Na terça-feira (15), Lázaro fez uma pessoa refém em Edilândia (GO), na mesma região de Cocalzinho, e trocou tiros com policiais. Um agente foi atingido, mas ficou bem após socorro médico. O foragido havia sido visto em propriedades rurais na região do entorno do DF e Goiás.

Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais foi montada e tem usado o distrito de Girassol, área rural de Cocalzinho, como base. O secretário de segurança de Goiás, Rodney Miranda, disse nessa quinta-feira (17) que o grupo deve ser reforçado por 20 agentes da Força Nacional de Segurança. 

>> Serial killer de Brasília pode estar ferido; veja como está o 10º dia de buscas por Lázaro Barbosa 

Cidade tranquila

Cocalzinho é uma cidade pequena, com pouco mais de 18 mil habitantes, a 115 km de Brasília. O município costuma apresentar baixos índices de homicídio.

De acordo com dados mais recentes do Atlas da Violência, levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de homicídio na cidade era de sete por 100 mil habitantes, em 2017. 

>> Rituais e 'Satan': veja o que foi encontrado pela polícia na casa do serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa

>> Linha do tempo do serial killer de Brasília: confira o que Lázaro Barbosa fez nesses 9 dias fugindo da polícia 

Relatos

Paulo de Souza Monteiro, de 58 anos, que trabalha em uma propriedade rural no distrito de Girassol, pertencente a Cocalzinho, resume o espírito dos moradores. "A gente não consegue nem dormir", desabafa. O chacareiro afirmou que sua mulher está grávida e ele tem receio de que algo de ruim possa acontecer.

"Estou com 58 anos, nunca vi um trabalho desses, nunca vi mesmo. Esse tanto de avião em cima de mim e eu andando, nunca vi", afirmou o chacareiro.

Amanda Tavares, de 24 anos, dona de um salão de beleza na área urbana da cidade, afirmou que o cerco a Lázaro mudou drasticamente a rotina dos moradores. "O medo de ele aparecer na casa da gente só aumenta a cada dia que passa", afirmou.

"A chácara que ele entrou ontem (terça-feira) e fez três reféns sempre foi tranquila. Sempre passamos feriados lá e nunca imaginamos que tamanha barbaridade poderia acontecer tão perto da gente", disse a moradora.

A empresária relata que o movimento no seu salão diminuiu, pelo receio das pessoas de deixarem suas casas.

"Por conta da pandemia, não está podendo ter nada. A cidade não pode ter nada nos bares e o pessoal estava indo para fazenda, fazendo aniversário, chá de bebê, tudo em fazenda. Agora, está todo mundo com medo de ir."

Um grupo de oração esteve próximo a uma das bases usadas pela polícia, na manhã dessa quinta-feira (17), pedindo proteção divina para a vida dos policiais e dos moradores.

"Que esse homem venha a ser descoberto, que Deus também visite ele, a alma dele, visite ele agora e onde ele esteja agora. Que Deus possa revelar onde ele está. Deus pode revelar o oculto", afirmou Conceição Aparecida, de 53 anos, dona de casa, que faz parte de um grupo de oração.

Ela vive há 25 anos no distrito Girassol, pertencente a Cocalzinho. 

Assassinatos nos últimos dias

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família. 

>> Serial killer de Brasília: força nacional no caso, relato de refém e esposa quer ajudar a encontrar marido. Saiba o resumo do nono dia de buscas

>> Caso Lázaro Barbosa: Polícia e troca tiros e realiza cerco na busca por 'Serial killer de Brasília'

>> Companheira de Lázaro Barbosa fala sobre rituais macabros, vontade de largar o crime e fé do 'Serial Killer de Brasília'

>> Esposa de Lázaro Barbosa concede entrevista e dá detalhes sobre personalidade do 'Serial Killer de Brasília' 

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. Nascido em Barra do Mendes, onde ele cometeu ao menos dois assassinatos, o serial killer mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa. 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então.

Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Vídeo

Câmeras de segurança de uma fazenda localizada no povoado de Edilândia, no interior de Goiás, flagraram Lázaro Barbosa de Sousa, o ''Serial Killer de Brasília'', na manhã dessa terça-feira (15). A informação é que ele estava dormido dentro de uma leiteria.

Os donos do local chegaram e encontraram o homem, que prometeu não fazer mal a ninguém, e disse que só queria se alimentar. O suspeito ficou desconfiado de que o caseiro chamaria ajuda, e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila junto ao corpo.