polêmica

VÍDEO: Jair Bolsonaro tira máscara em entrevista e manda repórter calar a boca

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se irritou com um questionamento feito pela jornalista

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 21/06/2021 às 17:40 | Atualizado em 08/09/2022 às 16:45
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro se irritou, nesta segunda-feira (21), ao ser questionado por que não usava máscara quando chegou para cumprir agenda em Guaratinguetá, no Interior de São Paulo.

Aparentemente nervoso, ele mandou a jornalista Laurene Santos da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba e região, "calar a boca".

"Para de tocar no assunto. Você quer botar... Me botem. Vai botar agora? Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Você está feliz agora?", questionou alterado.

"[...] Vocês são uma porcaria de imprensa! Cala a boca!", reagiu Jair Bolsonaro durante a pergunta da repórter, que retirou a máscara após a pergunta.

De acordo com o decreto do governo de São Paulo, a máscara deve ser usada obrigatoriamente em locais públicos, sejam eles a céu aberto ou fechados.

Parecer para desobrigar máscara?

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve publicar um parecer para desobrigar o uso de máscara para as pessoas que já foram vacinados ou contraíram a covid-19 e se recuperaram.

No Brasil, até o momento, apenas 11,06% das pessoas estão completamente imunizadas do novo coronavírus.

Caso isso aconteça, irá contrariar as recomendações dos órgãos de saúde. A fala do presidente da República foi dada durante evento em Brasília.

Bolsonaro foi multado no começo de junho por não usar máscara

Vale lembrar que, neste mês de junho, Jair Bolsonaro e os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foram multados em R$ 552,71 cada pelo governo de São Paulo por não usarem máscara durante um evento com motociclistas no Estado.