pandemia

O que não fazer após tomar a vacina da covid-19? Saiba os erros que você deve evitar

As pessoas que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 devem continuar seguindo os protocolos de segurança

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/06/2021 às 19:10 | Atualizado em 10/06/2022 às 22:35
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Com informações da Istoé

Quem já recebeu pelo menos uma das doses da vacina contra a covid-19, precisa ficar atento para continuar seguindo os protocolos de segurança, como álcool em gel e máscaras de proteção, pois ainda existe o risco de ser infectado pela doença e ainda colocar outras pessoas em riscos.

Confira abaixo os cuidados que ainda devem ser tomados mesmo por quem já foi contemplado com a imunização da covid-19 durante a pandemia:

1 – Pensar que está ‘totalmente imunizado’ após a segunda dose

Não é considerado ‘totalmente imunizado’ pelo menos duas semanas após as duas doses de vacinação. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, ‘geralmente o corpo leva duas semanas após a vacinação para gerar proteção (imunidade) contra o vírus’.

2 – Achar que não pode mais se infectar

Especialistas alertam que algumas pessoas que já tomaram as duas doses do imunizante e estão totalmente vacinadas contra a covid-19 podem ficar doentes porque as vacinas não são 100% eficazes. A possibilidade é pequena, mas em alguns casos, você pode ser infectado.

3 – Não se isolar se tiver sintomas

Qualquer pessoa vacinada com sintomas deve ser isolado e avaliado clinicamente, especialmente se foi exposto a uma pessoa com covid-19 ou com suspeita da doença. Se esteve com alguém com a doença, mas não apresenta sintomas, não precisa se isolar ou fazer um teste.

4 – Deixar de lavar as mãos com frequência

A higienização frequente das mãos deve continuar mesmo se você já tomou as duas doses da vacina. Afinal, em espaços públicos fechados é improvável que possamos saber se outras pessoas foram vacinadas ou se correm risco de adoecer gravemente.