calendário

Conheça as datas comemorativas e os feriados de julho

O mês de julho de 2021 começa no 01 (quinta-feira) e vai até o dia 31 (sábado)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/07/2021 às 18:45 | Atualizado em 30/08/2022 às 15:54
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

Com informações da IstoÉ.

Com 31 dias, o mês representa que estamos no segundo semestre do ano, se levarmos em consideração os 12 meses do calendário. O período é cheio de fatos históricos, datas comemorativas e tem também feriados.

As datas foram selecionadas pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas sobre a história, cultura, ciência e personalidades do Brasil e do Mundo.

De acordo com a apuração da IstoÉ, o objetivo é oferecer sugestões de pautas jornalística para as áreas produtoras de conteúdo.

Os pedidos de ajuda da equipe da Gerência de Acervo é feito através do e-mail [email protected].

Em Pernambuco, a capital Recife tem o feriado de Nossa Srª do Carmo (Padroeira do Recife) no dia 16. Nas demais cidades, o mês de julho é atípico para feriados.

Confira abaixo o que marca o mês de julho:

Fatos históricos e datas comemorativas de julho

Dia 01

Aniversário de 75 anos do cantor, compositor, instrumentista e advogado pernambucano, Alceu Valença.

Guerra Fria – o Tratado de Varsóvia foi oficialmente dissolvido em uma reunião, há 30 anos. O Tratado de Varsóvia, foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética.

Dia Internacional do Reggae – o dia foi inspirado por Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica, em julho de 1991, com o marido Nelson Mandela, logo após a libertação dele da prisão.

O reggae também tem outra data comemorativa: 11 de maio foi instituído como Dia Nacional do Reggae, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, e se refere ao dia da morte do cantor Bob Marley;

Dia Mundial das Bibliotecas – resultado do manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas em 1994.

Dia 02

10 anos da morte do político e ex-presidente do Brasil, Itamar Franco;

165 anos da criação no Brasil do primeiro Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que depois virou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é o Dia do Bombeiro.

Dia 03

70 anos da promulgação da Lei Afonso Arinos, que proíbe a discriminação racial no Brasil;

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial – celebra a aprovação da Lei n° 1.390, a Lei Afonso Arinos, de 1951.

Dia 04

245 anos da independência dos Estados Unidos da Grã-Bretanha.

Dia 05

75 anos em que o biquíni foi apresentado ao público em Paris, capital da França;

25 anos em que a ovelha Dolly se tornou o primeiro mamífero clonado de uma célula adulta;

Dia Mundial da Capoeira – comemoração internacional, que está prevista no artigo 10 da Convenção Internacional de Capoeira.

Dia 06

150 anos da morte do poeta baiano Castro Alves;

50 anos da morte do cantor e instrumentista estadunidense Louis Armstrong.

Dia 08

Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico – a primeira data foi sancionada em 2001, pela lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da lei nº 11.807.

Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país

310 anos da fundação da cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais.

Dia 10

Dia Mundial da Lei – surgiu com a intenção de lembrar a importância do cumprimento do Direito, em 1965, quando muitas nações adotaram a ideia do então presidente dos Estados Unidos da América, Dwight D. Eisenhower, que, em 1958, instituiu o 1º de maio como Dia da Lei no país;

Dia Mundial da Saúde Ocular – a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB) para reforçar a prevenção e tratamentos para evitar a perda parcial ou absoluta da visão.

Dia da Pizza.

Dia 11

Dia Mundial da População – comemoração sugerida pelo Conselho de Governadores do UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU, desde 1987, quando o planeta teria alcançado a então quantidade recorde de 5 bilhões de pessoas;

310 anos em que Dom João V, através de uma Carta Régia, em a Vila de São Paulo de Piratininga virou uma cidade.

Dia 12

75 anos do nascimento do sambista e compositor Almir de Souza Serra, o Almir Guineto. Ele foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal;

Dia de Malala – ONU declara o Dia de Malala, em homenagem à ativista paquistanesa Malala Yousafzai

Dia 13

Morte do cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco (5 anos) – diretor de filmes como O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de melhor direção em 1986, e Carandiru;

Dia Mundial do Rock – data escolhida por conta do festival Live Aid, que aconteceu em 13 de julho de 1985.

Dia 14

5 anos em que um ataque terrorista em Nice, na França, matou 86 civis e feriu mais de 400 pessoas;

Aniversário de 55 anos do cantor, compositor e guitarrista mineiro Samuel Rosa;

15 anos do lançamento do Twitter. Atualmente, é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo;

25 anos da sanção da lei que restringe o uso e a propaganda do fumo e das bebidas alcoólicas.

Dia 16

85 anos do nascimento do radialista e apresentador de televisão paulista Edson Cabariti, o Bolinha. Ele ficou conhecido como o apresentador do programa Clube do Bolinha, que ficou no ar durante 20 anos;

Feriado de Nossa Srª do Carmo (Padroeira do Recife).

Dia 17

Dia de Proteção às Florestas no Brasil e Dia do Curupira, figura do folclore brasileiro conhecido por ser o protetor das florestas

Dia 18

180 anos da coroação de Dom Pedro II como Imperador do Brasil;

50 anos da despedida de Pelé da Seleção Brasileira de Futebol, que empata por 2 a 2 com a Iugoslávia no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro;

Dia Internacional Nelson Mandela – instituído pela Assembleia Geral da ONU para incentivar as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo, pois Nelson Mandela dedicou 67 anos de sua vida à serviço da humanidade.

Dia 19

Dia Nacional do Futebol – data foi escolhida por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul.

Dia 20

A companhia aérea Varig encerra suas atividades (15 anos)

Dia Nacional do Tatuador – instituído pelo Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo (SETAP-SP), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen.

Ele deu início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil.

Dia 22

Dia do cantor lírico;

86 anos da primeira transmissão da Voz do Brasil, que é considerado o programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda sendo transmitido.

Dia 23

Dez anos da morte da cantora britânica Amy Winehouse;

Início do 1º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (100 anos) – que fundou o PCC e teve encerramento em 31 de julho de 1921.

Dia 24

Centenário do nascimento do sambista e fundador da escola de samba Nenê de Vila Matilde, o Seu Nenê;

Dia 25

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha – a Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas conseguiu o reconhecimento do dia;

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra - instituído em 2014, homenageando a mulher símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização;

Dia Nacional do Escritor – data instituída a partir da iniciativa dos escritores João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Dia 26

Nascimento do ex-jogador de futebol e ex-treinador mineiro Telê Santana da Silva. Se estivesse vivo, completaria 90 anos.

Dia dos Avós – em louvor à Santa Ana e São Joaquim que, venerados como pais da Santa Maria e avós de Jesus, são considerados padroeiros dos avós e caseiros.

Dia 27

100 anos em que cientistas da Universidade de Toronto isolavam pela primeira vez a insulina. Isso permitiu o controle da diabetes, doença até então considerada mortal.

45 anos em que o atleta brasileiro João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, recebeu a medalha de bronze no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Montreal.

Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – instituído pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Dia 28

Dia do Agricultor – data criada no ano de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura;

Dia Mundial de Combate à Hepatite, que foi instituída pela Aliança Mundial das Hepatites.

Dia 29

Nascimento da regente do Império no Brasil Princesa Isabel (175 anos). Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial;

55 anos da frase “Somos mais populares que Jesus Cristo”, dita por John Lennon e que foi publicada na manchete da revista Datebook, no Estados Unidos.

Dia 30

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – criado pela Assembleia Geral das Naçõe Unidas.

Dia 31

Há 25 anos, o iatista brasileiro Robert Scheidt conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta na classe Laser do iatismo.