tragédia

Homem morre com afogamento de grau máximo na praia do Paiva e pai da vítima reclama de demora no socorro

O homem estava com um grupo de amigos praia do Paiva quando decidiu ir tomar banho de mar e se afogou com a correnteza

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/07/2021 às 11:23 | Atualizado em 13/07/2022 às 15:58
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Com informações de Cinthia Ferreira.

Um homem, de 24 anos, morreu afogado na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. O jovem foi identificado como Matheus José de Mendonça, e era seminarista.

A informação é que ele estava com um grupo de amigos, quando decidiu tomar banho de mar junto com um colega, mas os dois começaram a se afogar e teriam sido arrastados pela correnteza.

As imagens de celular, que circulam nas redes sociais, mostram o momento em que guarda-vidas militares e da prefeitura tiram as vítimas da água. O caso ocorreu na terça-feira (13), mas foi revelado nesta quarta-feira (14).

>> Bombeiro que jogava futebol na praia morre afogado em Brasília Teimosa

De acordo com o corpo de bombeiros, Matheus saiu da água desacordado com grau 5 de afogamento, o máximo da escala. Já o amigo dele foi retirado com vida.

O seminarista ainda chegou a ser socorrido para a UPA de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, mas não resistiu.

O pai da vítima esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) e, além de contar que o filho gostava de ir à praia, afirmou que relatou a demora no socorro.

Como é a praia do Paiva?

A praia do Paiva tem cerca de 8,5 km de extensão e pode ser considerado possível ver que o mar é agitado, por causa das fortes ondas.

De acordo com os guarda-vidas, existem valas e correntes de retorno que podem arrastar um banhista desavisado para o fundo do mar em questão de segundos, e o risco de incidentes com tubarões é alto.

As placas proibindo o banho e outras atividades foram colocadas no local. A reportagem da TV Jornal esteve no local e verificou que o posto dos bombeiros se resume a um guarda-sol e uma cadeira.

No local, não há quadriciclos e nem moto aquática para agilizar o socorro, sendo o grupamento mais próximo situado na praia de Candeias.

Resposta dos Bombeiros e da prefeitura

O Corpo de Bombeiros informou que a área é de cobertura dos guardas-vidas municipais e que oferece apoio quando são acionados.

Já a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho repassou que o número de guardas-vidas na praia do Paiva é suficiente, pois todos atuam com radiocomunicação e viodemonitaramento.

Além do reforço de mais quatro guarda-vidas, um bugre e um quadriciclo, na Praia de Itapuama dão apoio, caso seja necessário.