variante Delta

CORONAVÍRUS: Especialista tira dúvidas sobre a variante Delta

A variante Delta do Coronavírus já chegou ao Brasil e estudo aponta que ela é 97% mais contagiosa que as demais

Marcelo Felipe Alves Soares
Marcelo Felipe Alves Soares
Publicado em 19/07/2021 às 15:11 | Atualizado em 29/06/2022 às 14:59
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

A variante Delta do coronavírus, originária na Índia, já chegou ao Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, há pelo menos 97 casos confirmados da doença no território brasileiro. Em Pernambuco, são dois casos confirmados.

Apesar do número não ser tão expressivo, a presença dessa variante preocupa. Um estudo realizado por pesquisadores ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College apontou que a variante Delta é 97% mais transmissível que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China.

Para explicar como ela se comporta e os cuidados que a população deve ter parar evitar o contágio, o telejornal Meio-Dia entrevistou o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Marcelo Paiva.

De acordo com ele, o alto poder de transmissão da variante Delta se deve às características genéticas da cepa.

"Ela (a variante Delta) tem uma característica genética diferente das outras, o que faz com que ela consiga se ligar mais rapidamente às células e consequentemente ter uma maior transmissão", explicou Marcelo Paiva.

 

A variante Delta tem atingido mais a população que não foi imunizada ou não completou totalmente o ciclo de vacinação (com as duas doses).

O que revela, de acordo com o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Paiva, a importância da vacinação.

"Nos países em que a vacinação avançou, as pessoas infectadas (pela variante Delta) são as que não foram imunizadas", pontuou Marcelo Paiva.

No Brasil, apesar de somente 16% da população estar com a vacinação completa, o processo de imunização por grupos prioritários - pessoas idosas ou com comorbidades - tem sido um fator importante para evitar um número maior de infectados.

E a melhor forma de se prevenir, é seguindo os protocolos de combate ao coronavírus, como o uso de máscaras e mantendo o distanciamento social, e tomando as duas doses das vacinas.

Exceto que foi imunizado com a vacina da Janssen.

Variante Delta em Pernambuco

O governo de Pernambuco solicitou ao Ministério da Saúde, na quarta-feira (14), mais vacinas para conter transmissão da variante Delta no Estado, após dois casos serem confirmados.

Os infectados são filipinos tripulantes do cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, que ia da Suécia para o Paraná.

O navio tem 19 tripulantes. Destes, nove testaram positivo para o novo coronavírus. Dois estão internados em enfermaria e um terceiro tripulante, de 50 anos, faleceu no domingo (18).

O homem, de origem filipina, de 50 anos, estava internado em leito de terapia intensiva em um hospital particular do Recife desde o último dia 1º/07.