risco de vida

Por que existe alto risco de ataque de tubarão perto da Igrejinha de Piedade? Especialista tira essa e outras dúvidas

A região da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife, conta com 14 registros de ataques de tubarão

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/07/2021 às 15:20 | Atualizado em 17/05/2022 às 17:31
Filipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/ JC Imagem

Após mais um ataque de tubarão, os bombeiros afirmaram que a fiscalização na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi reforçada.

O engenheiro de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jonas Rodrigues, explica porquê a incidência é maior de ataques na área da Igrejinha de Piedade e como banhistas podem evitar acidentes com tubarões.

O caso aconteceu no mesmo ponto onde morreu o auxiliar de serviços gerais Marcelo Rocha Santos, também vítima de ataque de tubarão, há duas semanas.

Para que a população possa tomar banho de mar de forma mais segura no litoral sul ou norte de Pernambuco, é necessário cumprir as regras disponibilizadas em todas as placas nas praias, além das seguintes medidas:

  • procurar áreas onde têm uma proteção natural de arrecifes, além de marés baixas;
  • evitar tomar banho de mar nos períodos de lua cheia, lua nova e também no período de inverno.

Acompanhe toda a repercussão do caso, no programa Por Aqui, a partir de 58 minutos do vídeo abaixo:

Estado de saúde

O Homem, identificado como Everton Guimarães Reis, de 32 anos, está na sala de recuperação, consciente e orientado.

O quadro clínico é considerado estável e ele e deve ir ainda nesta segunda-feira (26) para a enfermaria do Hospital da Restauração, que fica na área central do Recife.

Segundo a apuração da TV Jornal, foram registrados 67 ataques de tubarões a banhistas no litoral pernambucano desde 1992, sendo 14 deles no trecho.

''É uma área mais crítica pelo fato de ser uma região de mar aberto e está localizada no famoso canal que se estende desde a praia do Pina e também onde é mais próxima da foz do Rio Jaboatão", contou.

"Além disso, enfrenta impactos ambientais decorrentes das obras de infraestrutura do crescimento da cidade. São pontos que devemos ter mais atenção, pois favorecem a presença de animais de maior porte'', explicou Jonas Rodrigues.

>> Após novo ataque de tubarão, Cemit pode adotar medidas para evitar incidentes na Igrejinha de Piedade

Relembre o caso

O homem sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, após ser atacado por tubarão no domingo (25) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na altura da Igrejinha.

Segundo o Corpo de Bombeiros, "os guarda-vidas realizaram a contenção da hemorragia, com o apoio da equipe de Moto resgate".

Em 2012, o Jornal do Commercio contou a história do padre que morreu após um ataque em frente à Igrejinha de Piedade.