chuvas e frio

Temperaturas em Pernambuco devem cair ainda mais nos próximos dias

O professor da Universidade do Vale do São Francisco e Doutor em meteorologia, Mário de Miranda, explicou as baixas temperaturas registradas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/07/2021 às 18:40 | Atualizado em 29/04/2022 às 18:30
Elza Fiúza / Agência Brasil
FOTO: Elza Fiúza / Agência Brasil

Com informações de Vanessa Moura.

O professor da Universidade do Vale do São Francisco e Doutor em meteorologia, Mário de Miranda, revelou que até o dia 15 de agosto o Estado de Pernambuco deve registrar temperaturas ainda mais baixas.

A declaração foi dada em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal. Caso isso aconteça, o clima fica sendo o oposto ao que a população pernambucana está acostumada.

Ou seja, momentaneamente, as altas temperaturas dão um 'pausa'.

"A gente espera que até o dia 15 de agosto essas temperaturas caiam ainda mais. Em 2016, a temperatura mínima em Pernambuco em 1º de agosto foi de 13,9ºC, o que é muito baixo pra região. Talvez cheguemos perto disso esse ano", contou o professor e Doutror na entrevista.

A média diária do Oeste de Pernambuco chegou aos 21,9ºC no dia 24 de julho, número bem abaixo em consideração com os 26ºC registrados geralmente, segundo Mário de Miranda. Leia mais no JC Online.

"Nós temos tido esse ano uma situação um pouco diferente, que é durante o dia estar nublado e a gente sentir frio", disse.

"Na região Oeste de Pernambuco, nós já tivemos temperatura de 16,2ºC. É uma situação muito atípica pra essa nossa região, que enfrenta temperaturas mais elevadas", revelou.

Baixa temperatura no Recife

Em relação à capital pernambucana, a meteorologista Maria Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informou que existem vários fatores para influenciar a diminuição da temperatura.

A Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste de Pernambuco passam pelo sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) e, por causa disso, o período chuvoso vai de abril julho.

"Primeiro por causa da nebulosidade, bastante nuvem. Quando está completamente nublado se tem uma menor quantidade de radiação solar".

"Isso já diminui mais a temperatura. As chuvas mais fininhas já esfriam também, e os ventos que fazem com que a sensação térmica fique mais fria", explicou.

Segundo a meteorologista, nos últimos dias, as temperaturas médias não vêm ultrapassando os 30°C no Recife.