Furacão

Adeildo B fica isolado em Cancún, no México, por causa de passagem do Furacão Grace e relata momentos de tensão

O furacão, que já passou pelo Haiti e pela Jamaica, passou nesta quinta-feira (19) pelo México

Lívia Karolline
Lívia Karolline
Publicado em 19/08/2021 às 21:58 | Atualizado em 15/03/2022 às 17:31
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Logo após impactar algumas ilhas do Caribe e passar pelo Haiti e pela Jamaica, a tempestade tropical Grace, que se intensificou e se tornou um furacão de categoria 1, atingiu nesta quinta-feira (19) a costa perto de Cancún, no México.

Imagens de satélite mostram formação do Furacão Grace
Imagens de satélite mostram formação do Furacão Grace
Reprodução/Wikipedia

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) começou a monitorar uma onda tropical ao sul das Ilhas de Cabo Verde às 18:00 do dia 10 de agosto.

A onda começou a se organizar e os alertas sobre o potencial ciclone tropical Sete foram iniciados às 15:00 UTC de 13 de agosto. O México havia iniciado o alerta na última segunda-feira (19).

Com a chegada do furacão, chuvas fortes foram registradas na Playa del Carmen, no México, e rajadas de vento de mais de 130 quilômetros por hora.

O governo local emitiu um alerta vermelho para oito municípios, incluindo: Felipe Carrillo Puerto, Tulum, Solidaridad, Puerto Morelos, Benito Juárez, Lázaro Cárdenas, Isla Mujeres e Cozumel.

E como Adeildo foi parar lá?

Para passar férias (que belo momento, hein?). Mas se engana quem pensa que este é um fenômeno climático inédito no local, pois agosto está entre os meses mais propícios à ocorrência de furacões/terremotos no Golfo do México.

O período segue de junho até novembro.

Em suas redes sociais, Adeildo expressou descontentamento com a situação:

"poxa, gente, tanto momento para esse furacão vir, e vem logo no dia que eu venho pra cá de férias, ninguém merece!"

Ainda em seu perfil numa rede social, explicou todo o protocolo adotado pelos hotéis nesse período, que vão desde proibir a saída dos turistas e até orientá-los a estocar comida e água em caso de necessidade.

Confira os momentos em que Adeildo mostra a situação: