Imunização

Pode tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19 estando gripado? E a da gripe? Qual o intervalo entre a vacina da covid-19 e a da gripe?

A vacinação contra a covid-19 está avançando no Brasil, inclusive com anúncios de terceira dose e dose de reforço.

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 27/08/2021 às 10:12 | Atualizado em 09/04/2022 às 12:42
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

Com os anúncios do Governo Federal sobre terceira dose e dose de reforço das vacinas contra a covid-19, tem muita gente se organizando para estender o calendário de vacinação.

No entanto, devido ao inverno e diversos outros fatores, a gripe também é um problema enfrentado por boa parte da população brasileira, e isso levanta uma dúvida: é possível ou recomendado tomar a vacina contra a covid-19, mesmo estando gripado ou com sintomas de gripe?

A dúvida envolve também a própria vacina da gripe.

>> Veja o que se sabe sobre a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em Pernambuco

Posso tomar a vacina da covid-19 estando gripado?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, a vacina do novo coronavírus (covid-19) também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.

Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra o novo coronavírus seja adiada, caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris.

Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.

>> Ministro anuncia que 3ª dose de vacina contra a covid-19 começa a ser aplicada em 15 de setembro

Vacina contra a gripe

A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra gripe.

No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe estando com sintomas da Influenza.

E o intervalo entre as vacinas contra a covid-19 e a gripe?

Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe.