Imunização

Posso tomar vacina da AstraZeneca contra a covid-19 estando com sintomas de gripe?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra a covid-19 também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 10/09/2021 às 10:54 | Atualizado em 11/05/2022 às 20:12
Reprodução/Agência Brasil
FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, em Pernambuco e em todo o Brasil, cada vez mais pessoas mais jovens estão sendo imunizadas. No entanto, existem algumas recomendações a serem observadas, na hora de se tomar uma vacina.

Uma das vacinas mais tomadas no Brasil é a da Astrazeneca. A vacina britânica Oxford-Astrazeneca utiliza uma tecnologia biomolecular baseada no chamado “vetor viral”, que consiste na utilização de um vírus modificado para estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos contra o novo coronavírus.

Na fabricação da vacina, uma espécie de vírus enfraquecido (adenovírus ChAdOx1), conhecido por causar gripe comum em chimpanzés, após ser modificado para não se multiplicar, carrega parte do material genético do SARS-CoV-2 responsável pela produção de uma proteína (“Spike”) que auxilia o vírus da COVID-19 a invadir as células humanas.

Assim, após a vacinação, o adenovírus começa a produzir essa proteína Spike, ensinando o sistema imunológico humano que toda partícula com essa proteína deve ser destruída.

Assim, após a imunização adequada (2 doses do mesmo fabricante e com intervalo de 12 semanas entre as aplicações) o sistema imune do nosso organismo torna-se capaz de reconhecer e atacar rapidamente o coronavírus, caso seja infectado.

Pode tomar a vacina estando gripado?

Mas se a vacina usa um vírus da gripe, isso quer dizer que você vai ter gripe? É possível tomar a vacina estando gripado?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra o novo coronavírus (covid-19) também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.

Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra o novo coronavírus seja adiada, caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.

Vacina contra a gripe

A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra a gripe.

No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe, estando com sintomas da Influenza.