IMUNIZAÇÃO

'Anúncio infeliz', diz André Longo após Ministério da Saúde anunciar suspensão de vacinação contra a covid-19 em adolescentes

Em Pernambuco, o secretário Estadual de Saúde afirmou que será a imunização das pessoas com idades entre 12 e 17 anos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2021 às 17:15 | Atualizado em 24/03/2022 às 19:09
Divulgação/ SES
FOTO: Divulgação/ SES

O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16), que a imunização contra a covid-19 das pessoas com idades entre 12 e 17 anos será mantida no Estado.

A posição do secretário se deu após o Ministério da Saúde recomendar a suspensão da vacinação de adolescentes. De acordo com Longo, os Estados foram pegos de surpresa com o anúncio do Ministério da Saúde.

"Com esse anúncio infeliz do Ministério da Saúde, nós vamos amanhã A Pfizer tem registro definitivo no Brasil e que tem liberação da Anvisa para fazer a vacinação nos adolescentes. (...) Como não há manifestação da Anvisa, Pernambuco e vários estados brasileiros vão continuar com o processo de vacinação" diz André Longo.

"Precisamos de uma posição técnica. Não há espaço para decisões políticas no Programa Nacional de Imunização (PNI). Havendo tecnicidade nas decisões, elas serão analisadas e seguidas pelo nosso Comitê Técnico Estadual" comenta. 

"A orientação em Pernambuco, neste momento, é de não haver suspensão da vacinação com a Pfizer", afirmou o secretário André Longo, reforçando que não há autorização para aplicação de outras vacinas neste público.

Confira a coletiva na íntegra: 

Na ocasião, o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, também tranquilizou os responsáveis pelos adolescentes.

"Essa é uma medida que é usada em vários países do mundo. A vacina da Pfizer para adolescentes saudáveis acima de 12 anos continua a ser recomendada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria e de Imunizações (...) Os adolescentes que já foram vacinados continuarão a tomar a sua segunda dose", disse.

"A vacina da Pfizer foi testada, verificada e aprovada em adolescentes", garantiu o especialista.

Recife

Durante a tarde desta quinta-feira (16), a Prefeitura do Recife se manifestou, através de nota, sobre a recomendação feita pelo ministério da Saúde para suspender a vacinação para os adolescentes em geral.

"A Prefeitura do Recife informa que, até ser definida uma orientação oficial por parte do Comitê Técnico Estadual, a vacinação para adolescentes continua na cidade. O Plano Recife Vacina segue em frente.", diz a nota do órgão.