TECNOLOGIA

Por que o Facebook mudou de nome? Mark Zuckerberg anuncia Metaverso

O anúncio da mudança para Metaverso foi feito pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, em uma conferência transmitida ao vivo.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/10/2021 às 16:58 | Atualizado em 23/01/2022 às 18:45
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) que a marca passará a se chamar Meta. A mudança de nome está ocorrendo enquanto a empresa enfrenta críticas de legisladores e reguladores sobre seu poder de mercado, suas decisões algorítmicas e o policiamento de abusos em suas plataformas.

O Facebook mudou o nome?

A rede social segue com o nome de Facebook, mas ficará subordinada à nova marca Metaverso, junto com WhatsApp e Instagram.

O Facebook revelou que a mudança reunirá diferentes aplicativos e tecnologias sob uma nova marca. No entanto, informou que não mudaria sua estrutura corporativa.

Na conferência de realidade aumentada e virtual, transmitida ao vivo pela empresa, o presidente-executivo da companhia, Mark Zuckerberg, disse que o novo nome reflete seu foco na construção do Metaverso.

"No momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje, muito menos no futuro", disse Mark Zuckerberg.

A empresa revelou que uma nova placa foi instalada em sua sede em Menlo Park, na Califórnia, substituindo o logotipo Like com o polegar para cima, do Facebook, por uma forma azul infinita, que representa o Metaverso.

>> Facebook remove live em que Bolsonaro associa vacina de Covid à AIDS

O que é Metaverso do Facebook?

O Metaverso, um termo citado pela primeira vez em um romance distópico três décadas atrás e agora ocupando os holofotes no Vale do Silício, refere-se amplamente à ideia de um ambiente virtual compartilhado que pode ser acessado por pessoas usando dispositivos diferentes.

* Com informações da Agência Brasil