Economia

Como as mudanças no PIX, a partir desta sexta (29), afetam sua vida?

Terceira fase do Open Banking entra em vigor hoje e altera o modo de fazer Pix

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2021 às 7:08 | Atualizado em 18/01/2022 às 14:53
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Após ter sido adiada em dois meses, a terceira fase do Open Banking entra em vigor hoje (29). Nesta etapa, as instituições financeiras poderão compartilhar informações sobre serviços de transferência via Pix, sistema de pagamento instantâneo em vigor desde o fim do ano passado.

O que vai mudar no Pix?

De acordo com o Banco Central, fazer um Pix para pagamentos de compras ou serviços em aplicativos terceiros terá uma redução de sete para três passos, levando-se em conta o mecanismo financeiro tecnológico para efetuação dos pagamentos.

A principal vantagem para o usuário será efetuar os pagamentos via PIX sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, o que até então era necessário para conseguir fazer a transferência.

A partir de hoje, os iniciadores de pagamentos poderão oferecer o Pix como opção de pagamento, sendo autorizados a realizar a operação dentro do seu próprio ambiente.

>> Como fazer meu Pix?

Implementação da fase 3 no Open Banking

No início, a terceira fase das mudanças no Pix estava prevista para acontecer no dia 30 de agosto, mas o atraso da segunda fase fez os bancos e as fintechs (startups do sistema financeiro) pedirem o adiamento da etapa seguinte.

Naquele momento, o BC tinha informado que o prazo de testes para certificar as instituições que operam o Pix a trocarem informações tinha ficado curto. “O pedido feito ao Banco Central decorreu da necessidade de ajustes nas especificações técnicas, que comprometeram o prazo de realização de testes para a certificação das instituições”, destacou o comunicado no fim de agosto.

O Banco Central reforçou o compromisso com a implementação do Open Banking. “O Banco Central reforça o seu compromisso para que o Open Banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação”, acrescentou.

Confira o cronograma de implementação do Open Banking

* Com informações da Agência Brasil