Imunização

VACINA: Fiocruz libera 7,2 milhões de doses até o final de outubro

A Fundação Oswaldo Cruz bateu o recorde de doses disponibilizadas.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2021 às 18:40 | Atualizado em 18/01/2022 às 16:28
Luiz Pessoa/SEI
FOTO: Luiz Pessoa/SEI

 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou hoje (29) para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, 2,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

Com essa entrega, a Fiocruz atingiu um total semanal recorde de 7,2 milhões de doses disponibilizadas ao PNI e chegou ao total de 121 milhões de doses fornecidas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

>> Vacina da Pfizer tem partículas contaminantes? Publicação enganosa causa confusão; saiba mais

>> Brasil recebe lote de 4,5 milhões de doses da vacina da Pfizer

Além das que já foram entregues, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) já está com mais 14 milhões de doses prontas, apenas aguardando a conclusão dos procedimentos de controle de qualidade, e 1,3 milhão em processo de produção.

Chegada de IFA para produção de mais doses

A Fiocruz vai receber mais dois lotes do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nesta sexta-feira e outros três no domingo (31), para continuar a produzir a vacina. Contando com essa entrega, a Fundação terá recebido nove lotes neste mês de outubro, o que permitirá a produção de 48 milhões de doses da vacina.

A chegada recorde de IFA em outubro é resultado de um processo de negociação da Fiocruz junto à AstraZeneca para a aceleração do recebimento do insumo, que é a base para a fabricação da vacina.

 * Com informações da Agência Brasil