pesquisa

DOENÇA DA URINA PRETA: Fiocruz pode ter descoberto o que causou a Síndrome de Haff

Os casos da Síndrome de Haff ou ''doença da urina preta'' foram detectados entre janeiro de 2016 e janeiro de 2021

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/11/2021 às 20:51 | Atualizado em 16/03/2022 às 16:29
Reprodução
FOTO: Reprodução

Com informações de Fiocruz Bahia.

A Fiocruz Bahia participou de um estudo do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador com o objetivo de investigar casos da Síndrome de Haff detectados entre janeiro de 2016 e janeiro de 2021.

A pesquisa buscou descrever as características clínicas dos casos, identificar fatores associados, estimar a taxa de ataque associada ao consumo de um peixe relacionado ao surgimento de casos e investigar a presença de biotoxinas e metais em espécimes de peixes relacionados.

Abaixo, veja reportagens exibidas no começo de 2021 pela TV Jornal.

No trabalho, os pesquisadores ressaltam que, devido aos recentes surtos da Síndrome de Haff, especialmente no Brasil, é necessário fortalecer a vigilância epidemiológica e o treinamento médico para detecção de casos suspeitos da doença.

Os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades sanitárias para investigação.

Como se prevenir da doença?

A Síndrome de Haff é causada, segundo os médicos, pela contaminação com uma toxina que se desenvolve em peixes que não são bem armazenados em temperaturas adequadas.

A Síndrome de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

>> Síndrome de Haff: Além de duas irmãs que comeram peixe, Pernambuco investiga outros três casos de Doença da Urina Preta

“O que chama atenção? O peixe não foi armazenado de forma adequada nem tratado de forma adequada. Aí ele vai produzir uma toxina", analisou o médico infectologista Filipe Prohaska sobre a Síndrome de Haff.

"Você come o peixe, não nota que tem essa toxina, o gosto não tem alteração, mas, poucos dias depois, você começa a ter a dor muscular intensa e a urina ficando preta, devendo procurar de imediato uma unidade hospitalar, quando isso acontecer”.

Como foram feitos os testes?

Seis amostras de peixes passaram por análises laboratoriais:

Duas eram sobras de uma refeição relacionadas a dois casos da doença, ambos com evidências laboratoriais de rabdomiólise.

Outras duas foram obtidas de casos isolados com altos níveis de CPK; e as duas últimas eram amostras frescas obtidas em uma peixaria local, onde alguns pacientes haviam comprado peixes.

Com o apoio dos colaboradores da Universidade do Paraná e do Instituto Federal de Santa Catarina, a pesquisa detectou compostos do tipo palitoxina nas amostras de espécie de água salgada conhecida como “olho de boi”, que pode ser a provável fonte de contaminação.

>> Síndrome de Haff: Pernambuco registrou 15 casos da doença da urina preta, nos últimos cinco anos

Não foi detectada a presença de metais como arsênio, cádmio e chumbo nos peixes.

Os pesquisadores também realizaram análise de sangue, fezes e urina dos participantes e coletaram informações, como:

  • Dados demográficos;
  • Manifestações clínicas e exposições epidemiológicas;
  • Se tiveram contato com animais e água da chuva;
  • Se fizeram refeição em restaurantes;
  • Uso de drogas ilícitas e medicamentos;
  • Prática de exercício físico;
  • Viagem na semana anterior ao início dos sintomas; 
  • E vacinação.

Ainda foram analisados indivíduos que comeram o mesmo peixe suspeito e não apresentaram sintomas.