Coronavírus

Pernambuco amplia público para dose de reforço de vacina contra covid-19; saiba mais

Além de ampliar o público para dose de reforço, a população que tomou a vacina da Janssen precisa ficar atento as novas medidas divulgadas pelo Ministério da Saúde

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/11/2021 às 16:40 | Atualizado em 16/02/2022 às 18:47
Foto: Edmilson Tanaka
FOTO: Foto: Edmilson Tanaka

O Governo de Pernambuco decidiu após reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta quinta-feira (17), ampliar o público para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A partir de então, a população entre 18 e 54 anos poderão se vacinar com a 3º dose após completar 5 meses da finalização do esquema vacinal com duas doses.

>>Governo Federal proíbe demissão de trabalhadores que não se vacinaram contra a covid-19

A população com mais de 55 anos, permanecem podendo tomar a dose de reforço com intervalo de 4 meses, conforme decisão da CIB.

Também não há modificação para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.

>>Brasil supera 350 milhões de vacinas contra covid-19 distribuídas

Vacina Janssen

Pessoas que tomaram o imunizante da fabricante Janssen precisarão tomar uma segunda dose, que de acordo com o Ministério da Saúde, faz parte do esquema primário de proteção.

Conforme o órgão, que anunciou a medida nesta terça-feira (16), ainda esta semana será encaminhado aos estados novas doses doses da vacina para aplicação da segunda dose na população.

“Nós vamos garantir a segunda dose de Janssen para quem tomou a primeira. São 173 mil pernambucanos que, após 60 dias, com essa nova definição, precisam tomar a segunda dose", afirmou o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo.

>>Diretores e servidores da Anvisa são intimados por vacinação de crianças contra covid-19; entenda

Além disso, pessoas que já receberam a dose da Janssen e a dose de reforço, após 5 meses devem procurar um posto de vacinação receber a terceira dose que será da fabricante Pfizer.

Conforme divulgação, com as novas recomendações, a segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo mínimo de oito semanas (2 meses) após a primeira.

Campanha de Mega Vacinação

De 20 a 26 de novembro, conforme anuncio do Ministério da Saúde, será realizada uma campanha nacional com intuito de incentivar a população que está com esquema vacinal em atraso, complete as doses.

Conforme o secretário de saúde de Pernambuco, o estado participará de forma ativa.

"É o momento de mobilizar as Unidades de Saúde da Família e agentes comunitários para ir em busca dessas pessoas”, comentou.